Página inicial > Últimas Notícias > Audiência Pública pauta implantação de IF em Santa Cruz do Sul
Notícias IF Farroupilha

Audiência Pública pauta implantação de IF em Santa Cruz do Sul

Publicado em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 18h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Santa Cruz do Sul sediou uma Audiência Pública para debater a implantação de um campus de Instituto Federal (IF) nesta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores do município. É o sexto evento desta natureza do qual o IFFar participa. A atividade foi promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS).

Anexos:

audiênciasantacruz notícia24082023

Foto: Audiência Pública da ALRS foi realizda na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

A ALRS já realizou cinco Audiências Públicas para discutir a criação de novas unidades do IFFar. Elas foram realizadas nos municípios de Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santiago, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Diferente das demais cidades citadas, um possível novo campus em Santa Cruz do Sul poderia estar ligado ao IFFar ou ao Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

As audiências são promovidas pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS. O deputado estadual Valdeci Oliveira afirmou que a Audiência Pública é “o primeiro capítulo de vários” que envolvem a possível criação de um campus de IF. Elas são realizadas a partir do interesse manifestado pelas próprias comunidades.

Valdeci Oliveira explicou que o debate sobre a expansão dos IFs só existe porque esta é uma das prioridades do Governo Federal. “Há uma disposição política do Governo de abrir novos campus de Institutos Federais no país”, explicou. “Estamos trabalhando para que algumas cidades do estado possam ser beneficiadas”.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, fez uma apresentação geral do IFFar e da Rede Federal durante a Audiência Pública. Ela também explicou como funciona o processo de criação de novas unidades de IFs. A oferta de cursos, por exemplo, é definida com a participação da comunidade, levando em conta as necessidades locais e as oportunidades já oferecidas por outras instituições.

A criação das unidades também envolve contrapartidas dos municípios, como a disponibilização de um prédio ou um terreno para o funcionamento da instituição e a viabilização de transporte público para esta localidade. Após a implantação, o campus é mantido inteiramente com recursos federais.

“Entendemos que se a Rede Federal chegar a mil unidades, o Brasil terá dado um grande passo na democratização do acesso à educação técnica, de graduação e de formação de professores”, disse a reitora do IFFar. O Governo Federal já manifestou a intenção de expandir o número de unidades da Rede Federal das atuais 620 para 1000 durante os próximos anos. Nídia Heringer afirmou que Santa Cruz do Sul, com uma população de cerca de 120 mil habitantes, pode ser uma das cidades interessadas em sediar uma dessas unidades.

Entre as autoridades presentes na Audiência Pública, também estiveram o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, o vereador Alberto Heck, presidente da frente parlamentar Pró-IF em Santa Cruz do Sul, a vice-reitora do IFSul, Veridiana Bosenbecker e representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A gravação da Audiência está disponível na íntegra no canal da ALRS no Youtube. Acesse neste link.

Legislativo e Executivo de Santa Cruz do Sul apoiam mobilização

O vereador Alberto Heck afirmou que a Audiência Pública marca o início dos atos formais dentro do processo de mobilização em busca de uma unidade de IF no município. Ele relatou que outros passos já foram dados, como reuniões com entidades empresariais, com o executivo municipal, com movimentos sindicais e populares e com a imprensa. Além disso, o poder legislativo de Santa Cruz do Sul aprovou uma moção de apoio à pauta e criou uma Frente Parlamentar Pró-IF.

“Precisamos envolver a comunidade nesse processo”, explicou o vereador. “Precisamos mobilizar para que a comunidade se interesse e participe dessa construção”. Para Alberto Heck, o envolvimento da sociedade na possível implantação de um campus criará um sentimento de pertencimento, para que o IF seja acolhido e abraçado pela comunidade. Ele relatou que já é possível verificar o apoio da população através de manifestações nas ruas e nas redes sociais.

O vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, afirmou que a pauta foi “abraçada” pelo executivo desde o início. “Vamos trabalhar juntos para que conseguimos, a partir desse momento, dar andamento e prosseguimento à pauta, colocando o governo municipal à disposição para que possamos acompanhar e trabalhar no projeto”, disse.