Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove live sobre Agenda 2030 e extensão
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove live sobre Agenda 2030 e extensão

Publicado em Terça, 29 de Agosto de 2023, 17h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar vai promover uma live com o tema “Agenda 2030: Relação e pertinência” nesta quinta-feira (31), a partir das 14h. A atividade faz parte do programa Extensão em Rede.

extensãoemrede notícia29082023

A atividade “Agenda 2030: Relação e Pertinência” terá duração de uma hora e meia e será transmitida pelo canal do programa Extensão em Rede no Youtube. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão do IFFar (Proex), que promove o evento, “esta é uma oportunidade única para entender como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) podem ser integrados à cultura institucional e aos projetos de extensão do IFFar”.

A programação do evento é composta por duas palestras:

• Transformação a Cultura Institucional: os ODS como Direção Estratégica, ministrada por Geise Loreto Laus Viega, administradora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa);
  • Projetos de Extensão no IFFar: contribuições para os ODS, ministrada por Luciana Dalla Nora dos Santos, professora do IFFar.

As palestras serão mediadas por Cíntia Gomes Freitas, estudante do curso de Formação Pedagógica do IFFar e bolsista do Programa Institucional de Inclusão Social (PIISF).

A participação é aberta a docentes, técnicos-administrativos, estudantes e comunidade externa do IFFar. Haverá certificação para os participantes.

O que é a Agenda 2030 e qual o papel do IFFar?

Ainda de acordo com a Proex, o IFFar, como membro a Rede Gaúcha das Instituições para a Educação Sustentável (Regies), do Movimento ODS/RS e da Rede ODS Brasil, tem o compromisso de contribuir ativamente para a disseminação e democratização do conhecimento relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A atividade realizada nesta quinta-feira é mais um passo nessa direção.

A Agenda 2030 é um plano de ação global adotado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento sustentável em escala global até o ano de 2030, abordando questões cruciais como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, saúde, energia limpa, entre outros.

Extensão em Rede - o programa "Extensão em Rede" já realizou três formações neste ano. A primeira delas foi direcionada aos avaliadores das ações de extensão. A segunda envolveu uma capacitação para o cadastro de cursos FIC no Sistec e na PNP. A terceira abordou a internacionalização no IFFar.

O Extensão em Rede é um programa Proex que oferece formações periódicas para a comunidade acadêmica em temas relacionados à extensão universitária.