Página inicial > Últimas Notícias > Campus Jaguari promove ações com mulheres empreendedoras
Notícias IF Farroupilha

Campus Jaguari promove ações com mulheres empreendedoras

Publicado em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 10h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto de extensão “Elas Empreendem”, promovido pelo IFFar – Campus Jaguari, auxilia mulheres donas de pequenos negócios no município de Nova Esperança do Sul. O projeto foi apresentado durante a 7ª Reunião Ordinária do Codir, realizada nesta quarta-feira (30).

elasempreendeminauguração notícia01092023

Foto: lançamento do Elas Empreendem, realizado no município de Nova Esperança do Sul em maio de 2023

Desde 2022, as reuniões mensais do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) contam com apresentações de projetos de ensino, pesquisa e extensão no início de sua programação. A atividade serve como forma de divulgar ações institucionais importantes para a comunidade do IFFar.

Na reunião desta quarta-feira (30), a professora Vívian Costa apresentou o projeto “Elas Empreendem: aprimoramento com foco no empreendedorismo feminino”. Através dele, professores e estudantes do Campus Jaguari auxiliam mulheres empreendedoras de seis empresas do município de Nova Esperança do Sul.

A professora Vívian Costa, coordenadora do projeto, explicou que o objetivo do Elas Empreendem é contribuir com o aprimoramento de negócios gerenciados por mulheres por meio da orientação empresarial em temas de gestão básica e da capacitação das empreendedoras.

Além da coordenadora, fazem parte do projeto o professor Cláudio Brasil, as estudantes bolsistas do curso Técnico Integrado em Administração Amanda Primon e Elisa Vielmo, e do Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, Luiz Henrique Ortiz, Jennifer Frigi e Vitória Corrêa – todos do Campus Jaguari.

A equipe de professores e alunos do IFFar atendem seis empresas cujas finalidades variam: a padaria Pães e Cia, o comércio de alimentos Hortaliças Minuzzi, a prestadora de serviços H Couros e Serviços, as lojas de roupas Morena Rosa e Bardana Store, e a floricultura Mundo Vivo.

O Elas Empreendem teve início em maio de 2023, com um encontro presencial entre a equipe do projeto e as mulheres empreendedoras. Também participaram do encontro representantes da direção do Campus Jaguari e da prefeitura de Nova Esperança do Sul. A professora Vívian Costa explicou que o encontro foi importante “para que as mulheres se sentissem parte do projeto”.

Depois do primeiro encontro, foram oferecidas capacitações sobre empreendedorismo primeiramente para os alunos bolsistas. Essas atividades também serviram para que os estudantes entendessem o projeto e como se dariam os atendimentos às empresas.

A partir dessas capacitações, a equipe foi dividida, de forma que cada um dos bolsistas atendesse diretamente a uma empreendedora. As demandas, no entanto, são socializadas e discutidas em conjunto entre a equipe. As ferramentas e as soluções também são discutidas pelo grupo.

O auxílio prestado às empresas se dá em diversas áreas: no planejamento, análise de cenário e estabelecimento de objetivos e metas; no marketing, desde a criação de uma logomarca até questões mais complexas; nas vendas e no atendimento ao cliente; e na organização e controle dos negócios, o que envolve processos e rotinas administrativas, questões financeiras, entre outras.

Durante a apresentação do projeto na reunião do Codir, a professora Vívian Costa levou depoimentos de duas estudantes bolsistas. Amanda Primon disse que a oportunidade de auxiliar mulheres empreendedoras tem sido uma “experiência incrível”, onde ela pode colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso.

Elisa Vielmo ressaltou que o projeto está sendo o seu primeiro contato com a prática profissional. Disse também considerar importantes o auxílio financeiro obtido com a bolsa, o conhecimento adquirido durante palestras e orientações dos professores e, principalmente, o aprendizado sobre responsabilidade como estudante e trabalhadora.

O Elas Empreendem tem uma agenda de ações planejadas até o mês de novembro deste ano.

Elas Empreendem é financiado pelo programa IF Mais Empreendedor

Embora o Elas Empreendem tenha iniciado oficialmente em maio de 2023, a professora Vívian Costa explicou que atividades dessa natureza já eram desenvolvidas. A partir deste ano, essas atividades foram formalizadas como um projeto ligado ao programa IF Mais Empreendedor.

O IF Mais Empreendedor é um programa nacional desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A iniciativa fomenta ações voltada ao atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores. O IFFar aderiu ao programa em 2021 com sete projetos institucionais.

De acordo com a professora Vívian Costa, a adesão ao programa veio para fortalecer ações que já eram realizadas. Através do trabalho anterior, o grupo já tinha conhecimento das demandas locais e do interesse das mulheres empreendedoras em participar do projeto. Com o fomento do IF Mais Empreendedor foi possível, por exemplo, financiar o pagamento das bolsas para os estudantes.

Codir – a 7ª Reunião Ordinária do Codir foi realizada nesta quarta-feira (30), em formato virtual. A WebTV do IFFar transmitiu o encontro ao vivo através de seu canal no Youtube. Confira as gravações nesses links: parte 1; parte 2. Acompanhe o nosso site para ler mais sobre as pautas tratadas no encontro. A pauta completa pode ser verificada neste link. Confira abaixo outros textos publicados sobre a reunião: