Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da Embrapa visitam região do Geoparque Raízes de Pedra
Notícias IF Farroupilha

Pesquisadores da Embrapa visitam região do Geoparque Raízes de Pedra

Publicado em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 11h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitaram uma região abrangida pelo Projeto do Geoparque Raízes de Pedra no dia 22 de agosto. O objetivo foi conhecer butiazais ameaçados de extinção.

embrapaIFFar notícia01092023a

Foto: pesquisadores da Embrapa visitaram região de São Francisco de Assis acompanhados da pró-reitora de Extensão do IFFar (à esq.)

A região visitada pelos pesquisadores da Rota dos Butiazais Rosa Lia Barbieri e Ênio Egon Sosinski fica localizada em São Francisco de Assis. De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, existe no município uma espécie de butiá que está em extinção – a Iallemantii.

A geoconservação dos ecossistemas é um dos pilares do Projeto do Geoparque Raízes de Pedra. A visita dos pesquisadores se deu para firmar uma parceria entre a Embrapa, o IFFar e os municípios que compõem o Projeto com o objetivo de preservar a espécie de butiá. Durante a visita, foi realizada uma saída de campo, uma visita ao viveiro da cidade e um diálogo com secretários e o prefeito sobre a ação de preservação da espécie do butiá.

Dois novos municípios passam a integrar projeto do Geoparque

O projeto “Geoparque Raízes de Pedra” está em implantação desde 2021 através de uma parceria entre Instituto Federal Farroupilha, Unipampa, UFSM e prefeituras. Seu objetivo é o reconhecimento de um geoparque na região dos municípios envolvidos.

Os municípios envolvidos no projeto do Geoparque são os de Nova Esperança do Sul, São Vicente do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis, Mata e São Pedro do Sul. Durante a última reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada no dia 30 de agosto, Ângela Marinho anunciou que outras duas cidades passaram a integrar o projeto: Toropi e Santiago.

O reconhecimento de Geoparque é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que os define como “áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável” (fonte).

Recentemente, o Rio Grande do Sul teve dois Geoparques reconhecidos pela ONU. Saiba mais.