Página inicial > Últimas Notícias > Audiência pública discute implantação de campus do IFFar em São Gabriel
Notícias IF Farroupilha

Audiência pública discute implantação de campus do IFFar em São Gabriel

Publicado em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 18h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

São Gabriel é mais um dos municípios que pleiteiam a instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) debateu esta pauta na última sexta-feira (15).

audiênciasãogabriel notícia18092023c

Foto: publico presente na audiência levou cartazes apoiando a proposta de implantação do campus

A audiência pública ocorreu na Câmara dos Vereadores de São Gabriel e teve a participação de vereadores e prefeitos de toda a região. A deputada estadual Adriana Lara, que presidiu a audiência, classificou o evento como um “momento histórico” para a cidade, “onde as forças políticas se movimentam para a ‘conquista’ [de um campus] do IFFar”.

Lucas Gonçalves Menezes, prefeito de São Gabriel, afirmou que um campus do IFFar pode representar um avanço nas áreas da educação e da economia e na oferta de oportunidades para estudantes de toda a região. Ele também anunciou que o campus desativado da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) seria uma opção viável de local para a possível instalação de uma unidade do IF Farroupilha. O prefeito de São Gabriel também manifestou a disposição do executivo em fornecer transporte para os estudantes.

Nídia Heringer, reitora do IFFar, falou da importância de que a expansão da instituição seja discutida através de audiências públicas. “Educação pública e política pública a gente faz com transparência”, afirmou a professora Nídia Heringer. “Uma audiência organizada pela ALRS é uma evidência da preocupação com o registro, com a presença e com a discussão com toda a comunidade para a proposição de instalação de um campus”.

audiênciasãogabriel notícia18092023

Foto: durante as audiências, o público participante tem a oportunidade de se manifestar sobre a pauta

A reitora do IFFar também destacou a presença de vereadores e prefeitos da região. “É importantíssimo que se tenha a união das forças do executivo e do legislativo para que se possa construir um projeto de campus de uma maneira coletiva, e para que ele possa atender estudantes de toda a região”.

Durante a audiência, foi apresentada uma carta de apoio à instalação do campus do IFFar em São Gabriel. O documento conta com apoio de diversos municípios e setores da sociedade. Além de lotar o prédio da Câmara dos Vereadores, a comunidade local também pode acompanhar a audiência través de um telão montado na praça Fernando Abbbott.

Saiba mais

A audiência pública realizada em São Gabriel já é o oitavo evento desta natureza. No dia 23 de agosto, o município de Tenente Portela discutiu a possibilidade de instalação de um campus pluriétnico na região. Audiências também já ocorreram nas cidades de Santa Cruz do Sul, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santiago, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Todas essas audiências foram promovidas pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS.

audiênciasãogabriel notícia18092023b

Foto: durante as audiências, a reitora do IFFar, Nídia Heringer, apresenta a instituição e explica os trâmites burocráticos que envolvem a instalação de um campus

Em eventos anteriores, o deputado estadual Valdeci Oliveira afirmou que a Audiência Pública é “o primeiro capítulo de vários” que envolvem a possível criação de um campus de Instituto Federal. Elas são realizadas a partir do interesse manifestado pelas próprias comunidades. São elas que solicitam a realização do evento.

O IFFar participa dessas atividades como convidado. Durante as audiências, a reitora apresenta a instituição para o público, exibindo vídeos e números sobre a instituição. Ela também explica como funciona o processo de criação de novas unidades de IFs. A abertura de um novo campus, incluindo a escolha das localidades, é realizada pelo Governo Federal.

A criação das unidades também envolve contrapartidas dos municípios, como a disponibilização de um prédio ou um terreno para o funcionamento da instituição e a viabilização de transporte público para esta localidade. Após a implantação, o campus é mantido inteiramente com recursos federais.

audiênciasãogabriel notícia18092023d

Foto: a audiência pública promovida pela ALRS ocorreu na Câmara de Vereadores de São Gabriel

A expansão da Rede Federal é uma vontade manifestada pelo Governo Federal. O plano é que sejam criadas 320 novas unidades em todo o Brasil ao longo dos próximos anos. Hoje existem 680. Em relação ao IFFar, a reitora disse que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estipula que até 2026 a instituição conte com pelo menos 15 unidades. Hoje são 11.