Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Santa Maria entrega projeto de lei para viabilizar área para o IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 18h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A prefeitura de Santa Maria entregou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para restituir a área atualmente ocupada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O espaço deverá ser concedido ao IFFar na eventual instalação de um campus no município.

projetodeleiulbra notícia11102023b

Foto: presidente da Câmara de Vereadores (à esq.) recebe projeto de lei da reitora do IFFar e do vice-prefeito de Santa Maria

O projeto de lei foi entregue pelo vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, ao presidente da Câmara de Vereadores, vereador Givago Ribeiro. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, também esteve presente no encontro, que ocorreu na sala da Presidência da Câmara no dia 3 de outubro.

Rodrigo Décimo explicou que a Ulbra recebeu a área de Santa Maria para que instalasse um campus e desempenhasse uma atividade de relevância social. “Agora que eles estão de saída, o terreno volta ao Município, assim como estava previsto na lei de 1998”, disse o vice-prefeito.

A professora Nídia Heringer afirmou que a instalação de um campus de Instituto Federal passa obrigatoriamente por algumas contrapartidas dos municípios. Uma delas, é ceder uma área e/ou um prédio onde a unidade possa funcionar. A entrega do projeto de lei é, portanto, “extremamente importante par ao processo de implantação de um campus” na cidade.

projetodeleiulbra notícia11102023

Foto: o projeto de lei foi entregue durante reunião realizada na sala da Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria

Sobre a possibilidade da implantação de um campus em Santa Maria, a reitora do IFFar avaliou que “a disputa é bem intensa”, já que diversas cidades pleiteiam a instalação de uma unidade. Há, no entanto, na opinião da professora Nídia Heringer, “alguns aspectos que colocam Santa Maria em uma boa posição” neste pleito.

A própria localização onde o campus eventualmente funcionaria é um deles. A região onde o campus pretende ser instalado abrange uma população vulnerável e que ainda não possui uma instituição pública instalada. “Essa localização se alinha aos objetivos do Ministério da Educação ao implantar uma instituição”, explicou Nídia Heringer.

Sobre a área

De acordo com uma notícia publicada pela Prefeitura de Santa Maria, “a área construída, ou seja, os prédios [existentes na área a ser restituída], será uma questão tratada diretamente entre Ulbra e Ministério da Educação, que deve indenizá-los pela construção”. Os prédios construídos pela Ulbra no local contam com 85 salas de aula e auditório para 400 pessoas.

projetodeleiulbra notícia11102023c

Foto: prédio atualmente ocupado pela Ulbra em Santa Maria fica localizado na BR-287

A professora Nídia Heringer explicou em situações anteriores que a Ulbra não deve deixar de desempenhar atividades em Santa Maria. O que deve mudar é o escopo de sua atuação na cidade e a área atualmente ocupada na BR-287 não será mais utilizada.

Saiba mais

Secom (créditos das imagens: João Alves e João Vilnei, da Prefeitura Municipal de Santa Maria)