Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFFar será parceiro de atividade de observação da lua em Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

Projeto do IFFar será parceiro de atividade de observação da lua em Santa Maria

Publicado em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 07h19 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo será parceiro da “Noite Internacional de Observação da Lua” em Santa Maria na próxima segunda-feira (23). A atividade local é promovida pelo projeto Bate-Papo Astronômico, que também é coordenado por um servidor do IFFar.

observacaodalua notícia19102023

A “Noite Internacional de Observação da Lua” é uma atividade proposta pela Nasa e ocorre anualmente de forma simultânea no mundo todo. De acordo com a agência espacial estadunidense, trata-se de “um evento público anual de engajamento mundial que promove a observação, apreciação e compreensão da nossa lua”.

Esta será a terceira vez que o projeto Bate-Papo Astronômico (BPA) realiza em Santa Maria. A observação lunar será realizada entre às 14h e às 20h, permitindo também a participação de grupos escolares. Serão apresentados vídeos e explicações, com informações e curiosidades sobre o satélite natural.

A atividade gratuita está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (23) no Santa Maria Tecnoparque. De acordo com o BPA, no entanto, a observação necessita de condições climáticas favoráveis para ocorrer. Não havendo possibilidade de realizar o evento neste dia, uma segunda tentativa será feita no dia 24 de outubro, obedecendo os mesmos horários. As informações sobre a realização ou não do evento no dia serão publicadas até às 12h do dia 23 de outubro no Instagram e no grupo de Whatsapp do projeto BPA.

O evento é aberto a todos os interessados. Todos os participantes, independente da idade, receberão certificados de participação mediante cadastro no dia do evento. Os certificados seguirão o modelo sugerido pela NASA e serão enviados nas próximas semanas após a observação. Também haverá sorteio de várias estrelinhas contendo óxido de meteorito. O sorteio será realizado de forma on-line, alguns dias após o evento. Todos os inscritos concorrerão. Haverá venda de lanches no local.

Mais informações devem ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conheça os projetos

O Clube de Astronomia do IFFar – Campus Santo Ângelo é coordenado pela professora Karlise Soares. O projeto realiza atividades de observação da lua com o telescópio no campus e em escolas e eventos realizados na região. Em 2022, o Clube envolveu a participação de cerca de 400 estudantes de quatro escolas.

O projeto colabora com eventos organizados pelo Bate-Papo Astronômico. Em 2023, os projetos uniram esforços para ampliar as ações e instalar uma estação BRAMON, vinculada à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, no Campus Santo Ângelo.

O projeto Bate-Papo Astronômico tem como diretor-executivo o servidor do IFFar Fabrício Colvero. Fabrício atua com técnico em audiovisual na WebTV do IFFar, em Santa Maria. O projeto BPA está sediado no Santa Maria Tecnoparque e tem como objetivo “promover e difundir a ciência, com ênfase nas áreas de astronomia, astronáutica e meteorologia”.