Página inicial > Últimas Notícias > IFFar apresenta projetos na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 07h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar participa da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília com 12 projetos e 23 estudantes. O evento organizado pelo Ministério da Educação termina neste domingo (22). Veja lista de projetos e fotos do evento.

iffarnasemananacionalept notícia19102023e

Foto: alunos do IFFar apresentam projeto durante a 3ª Semana Nacional da EPT

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem o objetivo de estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. A 13ª edição do evento tem como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.

De acordo com o MEC, em 2023, a Semana foi ampliada para possibilitar a participação de todas as instituições ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica. Participam das atividades estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação. O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 16 e 22 de outubro.

iffarnasemananacionalept notícia19102023b

Foto: a reitora do IFFar, Nídia Heringer, esteve presente nos estandes do IFFar

O IFFar participa das atividades com a exibição 10 projetos institucionais. Além disso, o IFFar também desenvolve uma oficina e uma apresentação cultural, com a banda IF Musical. No total, 23 estudantes participam das atividades, acompanhados de servidores. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, também esteve presente no evento. Veja a lista de atividades:

Confira a lista de projetos do IFFar na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Título do projeto / produto / campus / coordenador/a(es/as)

• Bastão de locomoção acessível: caminhos para a condição de ir e vir / Protótipo de um bastão de locomoção acessível / Campus Frederico Westphalen / Graciela Fagundes Rodrigues e George Rodrigo Souza Gonçalves;
  • Desenvolvimento e Aplicação de Robôs de Sumô para Educação em Áreas STEAM / Dois robôs sumô para promover o aprendizado em STEAM / Campus Frederico Westphalen / Igor Yepes e Fernando Coelho;
  • AGRRIFAR – Aplicativo para gerenciamento de pequenas propriedades rurais / Sistema web para gerenciamento das informações relacionadas à produção agrícola / Campus Santo Ângelo / Karlise Soares Nascimento;
  • Cultura Maker como meio de aprendizagens significativas no Ensino Fundamental / Uso de metodologias ativas como a Cultura Maker / Campus Santo Ângelo / Karlise Soares Nascimento;
  • OR Drone – Sistema de Gestão e Otimização de Rotas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs/Drones) / Sistema multiplataforma para geração de rotas otimizadas de VANTS aplicadas no contexto da Agricultura de Precisão / Campus São Borja / Bruno Siqueira da Silva;
  • Dispositivo Iot Embarcado para Acionamento de Irrigação de Levantes D’água / Dispositivo Iot para acionamento do sistema de irrigação / Campus São Borja / Ícaro Lins Iglesias;
  • Quebra-cabeça 3D: mapa interativo do Brasil em relevo / Mapa do Brasil em alto relevo impresso a partir de uma impressora 3D / Campus São Vicente do Sul / Gleizer Bierhalz Voss;
  • Residência Pedagógica: espaço de formação e auto(trans)formação docente / Imersão nas escolas-campo / Campus São Vicente do Sul / Ediane Machado Wollmann;
  • Programa Institucional Agenda 2030 – ODS na Prática Educativa do IFFar / Jogos pedagógicos interativos e e-book / Reitoria e Campus Júlio de Castilhos / Angela Maria Andrade Marinho e Luciana Dalla Nora dos Santos;
  • Projeto Geoparque Raízes de Pedra / Território Geoparque Raízes de Pedra / Reitoria e Campus São Vicente do Sul / Aline Kunst e Angela Maria Andrade Marinho.

Além dos projetos, o IFFar também desenvolve uma oficina e uma apresentação cultural:

• Apresentação Cultural / Banda IF Musical / Campus Santo Augusto / Sandro Amorim de Souza e Marcos Cezar Wollmann dos Santos;
  • Oficina / Montagem e Programação de um Carrinho Guiado por Controle Remoto para a Atividade de Estourar Balões / Campus Panambi / Gláucio Carlos Libardoni e Julian Cezar Giacomini.

Ministro da Educação participa da abertura da 3ª Semana Nacional da EPT

O Ministro da Educação, Camilo Santana, participou da abertura da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica nesta terça-feira (17). Santana também circulou pelos estandes das instituições, assistindo a apresentações de projetos e tirando fotos com estudantes.

iffarnasemananacionalept notícia19102023f

Foto: alunos e servidores do IFFar posam para foto com o Ministro da Educação (no centro, de terno azul e camisa branca)

De acordo com Camilo Santana, a Semana Nacional da EPT traz experiências de todos os cantos do Brasil, reunindo o que o país tem de melhor. "Esta Semana reúne os talentos deste país. Os talentos na área da saúde, da pesquisa, dos nossos institutos federais, porque 95% da pesquisa e da ciência produzida neste país é feita nas instituições públicas", afirmou. Para o ministro, o evento também faz com que crianças e jovens sejam estimulados a pesquisar, a inovar e a serem professores e pesquisadores.

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, também presente no evento, afirmou que a grande missão do Ministério é transformar a educação básica em um lugar onde se possa "plantar a semente da ciência e da tecnologia".

Secom - com informações da Assessoria de Comunicação do MEC