Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFFar vão realizar prova do Enade neste domingo (26)
Notícias IF Farroupilha

Estudantes do IFFar vão realizar prova do Enade neste domingo (26)

Publicado em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Seis cursos de sete campi do IFFar participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023). As provas serão aplicadas neste domingo (26), a partir das 13h30.

enade2023 notícia23112023

Neste ano, participam do Enade os estudantes concluintes dos seguintes cursos do IFFar:

• Bacharelado em Agronomia dos Campi Santo Augusto e São Vicente do Sul;
  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Rosa;
  • Bacharelado em Medicina Veterinária do Campus Frederico Westphalen;
  • Bacharelado em Zootecnia do Campus Alegrete;
  • Tecnologia em Gestão do Agronegócio dos Campi Júlio de Castilhos, Santo Augusto e Santo Ângelo;
  • Tecnologia em Estética e Cosmética do Campus Santo Ângelo.

As provas serão aplicadas neste domingo (26), a partir das 13h30. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h.

Os estudantes devem levar documento de identificação oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Também é permitido levar água e lanche, desde que em embalagens originais e fechadas.

Os locais de prova podem ser conferidos no Sistema Enade, neste link. Nesse mesmo endereço eletrônico, os estudantes devem preencher o Questionário do Estudante até às 23h59 deste sábado (25).

Estudantes que tiverem dúvidas devem procurar as coordenações de seus cursos.

Por que fazer o Enade?

O Enade é uma prova aplicada anualmente que constitui um dos instrumentos de avaliação dos cursos de Graduação.

A realização do exame é obrigatória para os estudantes inscritos, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Para além da obrigatoriedade, o Exame deve ser visto como uma oportunidade para o estudante identificar seu nível de conhecimento ao final da trajetória do curso.

Além disso, os resultados do Enade também constituem os principais subsídios para a elaboração de conceitos e indicadores referentes ao curso (o CPC, Conceito Preliminar de Curso) e à instituição (o IGC, Índice Geral de Cursos).

Os conceitos obtidos no Enade 2021 ajudaram o IFFar a obter o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (de um total de 5). Com o conceito 4 no IGC, o IFFar encontra-se na 11ª posição entre os 38 Institutos Federais do país. O conceito obtido assegura a autonomia do IFFar para a criação e oferta de cursos de nível superior de graduação e pós-graduação. Saiba mais.

Em 2022, diversos cursos do IFFar obtiveram o conceito 4 no Enade. Saiba mais.

Secom