Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de livro sobre internacionalização

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de livro sobre internacionalização

Publicado em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 16h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Um egresso e uma professora do IFFar publicaram capítulos no livro “Vozes da Internacionalização”. Os textos foram selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) através de edital publicado em agosto deste ano.

Intitulada “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”, a proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal.

De acordo com a sinopse do livro, escrita por Ana Carolina Batista, diretora de Relações Internacionais do Conif, a obra “evidencia de que maneira o processo de internacionalização instalado na Rede Federal tem transformado a vida de estudantes e servidores, bem como impactado a realidade de comunidades e, quiçá, do mundo”.

Um dos capítulos do livro foi escrito pelo egresso do curso de Licenciatura em Matemática do IFFar - Campus Júlio de Castilhos, Luan Portella da Silva. Intitulado “Uma das melhores experiências da minha vida”, relata a jornada de intercâmbio do estudante nos Estados Unidos pelo programa “Ciências sem Fronteiras”.

Outro capítulo foi escrito pela docente Carla Luciane Klos Schöninger, da área de Letras: Português/Inglês do IFFar – Campus Panambi. Intitulado “Interculturalidade e cidadania global ativa: uma experiência de intercâmbio virtual entre Brasil e Colômbia”, relata a experiência de intercâmbio virtual realizado em 2022 entre estudantes de ambos os países, enfatizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU (ODSs) e a cidadania global ativa.

O livro está disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Lançamento em Brasília – o Conif realizou o lançamento do livro “Vozes da Internacionalização” durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais que homenageou os 15 anos da Rede Federal. A sessão ocorreu no dia 7 de dezembro e teve a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, e servidores da instituição. Saiba mais.

Outros textos submetidos pelo IFFar – o livro é resultado de uma iniciativa do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) do Conif. A seleção dos textos que compõem a obra foi realizada através do Edital Conif/AI nº 09/2023. Sete capítulos foram submetidos por servidores, alunos e egressos do IFFar. Dois foram selecionados.

vozesinternacionalização notícia12122023

Imagem: reprodução da capa do livro "Vozes da Internacionalização" (Editora IFC)

Secom