Página inicial > Últimas Notícias > ProfEPT do IFFar publica sexta edição de boletim informativo
Notícias IF Farroupilha

ProfEPT do IFFar publica sexta edição de boletim informativo

Publicado em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 12h22 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A coordenação do IFFar do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a sexta edição do boletim informativo. O documento tem o objetivo de compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo ProfEPT no IFFar.

Anexos:

profeptlogo notícia24112023

Um dos destaques da sexta edição do boletim informativo do ProfEPT foi a avaliação da Capes. O curso de mestrado do Programa passou pela sua primeira avaliação e obteve o conceito 3. De acordo com texto do boletim informativo, a avaliação provocou alterações que irão impactar sobretudo o processo de ingresso de estudantes a partir de 2024. É, portanto, “um momento de reflexão, planejamento e implementação de melhorias com vistas à qualificação das ações desenvolvidas no curso e na rede como um todo”.

Na última reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) de 2023, realizada no dia 13 de dezembro, a coordenadora do ProfEPT no IFFar, professora Taniamara Chaves, relatou alguns dos apontamentos da Capes que refletirão em mudanças no Programa. Entre eles estão alterações na reserva de vagas (agora as vagas destinadas ao público geral deverão ser ocupadas por pessoas que atuam na educação profissional) e a necessidade dos estudantes escolherem qual linha de pesquisa ingressar.

Além da avaliação da Capes, também são pautas da sexta edição do boletim informativo os temas e pesquisas desenvolvidas no ProfEPT do IFFar, o edital para ingresso no curso de mestrado, as defesas de dissertações e qualificações de projetos, relato de egressos do Programa, participação do polo de Jaguari em lançamento de livro e informações gerais sobre o programa. O boletim pode ser acessado nos anexos desta notícia.

Ingresso no ProfEPT 2024

As inscrições para a seleção para ingresso no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foram prorrogadas até a próxima terça-feira (9).

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site do ProfEPT. A taxa de inscrição tem o valor de R$150,00. A seleção se dá por meio de uma prova, denominada Exame Nacional de Acesso. Ela será aplicada presencialmente no dia 25 de fevereiro de 2024 nas instituições que oferecem vagas, como o IFFar – Campus Jaguari. A bibliografia da prova está disponível neste link.

O curso de mestrado do ProfEPT é oferecido por diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar oferece 24 vagas no Campus Jaguari, sendo que 50% delas são reservadas para servidores de Institutos Federais.

Secom