Página inicial > Últimas Notícias > Secretária e vereadores de São Luiz Gonzaga reforçam interesse em campus do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 11h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, recebeu a secretária de Educação de São Luiz Gonzaga, Eni Malgarim, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Francisco Lourenço, na quarta-feira passada (10). O tema da reunião foi a possibilidade de instalação de uma unidade do IFFar na cidade.

reuniãoreitorasãoluiz notícia16012024a

Foto: reunião entre reitora do IFFar e comitiva de São Luiz Gonzaga foi relizada na Reitoria, em Santa Maria

De acordo com a professora Nídia Heringer, o Ministério da Educação (MEC) deve lançar um edital de chamada pública ainda no mês de janeiro de 2024 para que municípios manifestem interesse em sediar campus de Institutos Federais. Neste sentido, ela ressaltou que a decisão final sobre a criação das novas unidades é de competência do MEC.

Eni Malgarim também é presidente da área pedagógica da Comissão Pró-IFFar de São Luiz Gonzaga. O município tem realizado esforços para ser um dos locais escolhidos para sediar novas unidades de IFs. Entre as ações realizadas buscando a viabilização de um campus, estão reuniões realizadas no MEC, a cedência de um prédio à União para início imediato das atividades e visitas institucionais aos campi do IFFar em São Borja, Santa Rosa e Santo Ângelo. As visitas foram realizadas com o objetivo de conhecer o funcionamento das unidades e suas rotinas pedagógicas e administrativas.

Além disso, São Luiz Gonzaga também foi um dos diversos municípios que sediaram Audiências Públicas promovidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2023 para debater a criação de unidades de IFs com a comunidade local.

São Luiz Gonzaga está situada na região noroeste do Rio Grande do Sul, na região das missões, e faz vizinhança com 18 municípios. De acordo com as características socioeconômicas da cidade e da região, um eventual campus do IFFar poderia atender a até 800 alunos, com 40 professores e 26 servidores técnicos-administrativos em educação.

Como encaminhamento da reunião, ficou estabelecido que o IFFar, através da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI), vai auxiliar o município a organizar a documentação do município para inscrição na futura chamada pública do MEC.

Também foi sugerida a possibilidade de criação de um Centro de Referência do IFFar no município caso São Luiz Gonzaga não venha a ser contemplada com um campus pelo MEC. Esse tipo de unidade é vinculada a um campus já existente e pode oferecer cursos técnicos. O município de Santiago, por exemplo, possui um Centro de Referência do IFFar ligado ao Campus Jaguari. Lá, são oferecidos cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio.

reuniãoreitorasãoluiz notícia16012024b

Foto: reitora do IFFar e membros da comitiva de São Luiz Gonzaga posam para foto com placa comemorativa aos 15 anos dos Institutos Federais

A reunião realizada na Reitoria do IFFar, em Santa Maria, também teve a participação do diretor de Desenvolvimento e Planejamento Institucional do IFFar, Gabriel Garcia; dos vereadores de São Luiz Gonzaga, Paulo César Garcia, Ana Clara Brum, Nara Lúcia Klusen; e dos assessores Jurídico e de Imprensa da Câmara de Vereadores, Guilherme Chagas e Emerson Sheis.

Governo Federal deve criar 100 novas unidades de Institutos Federais

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal pode investir R$3,9 bilhões na criação de pelo menos 100 unidades de Institutos Federais e na consolidação das 620 já existentes. A consolidação prevê investimentos em salas de aula, laboratórios, refeitórios, bibliotecas, ginásios, equipamentos e mobiliário. Os recursos estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No começo de 2024, o ministro de Estado da Educação teve sua primeira agenda com o presidente da República. No encontro, foram entregues os projetos prioritários da Pasta para 2024. Entre eles está a expansão e o fortalecimento dos Institutos Federais e das universidades.