Página inicial > Últimas Notícias > Atividades nos campi marcam início do ano letivo 2024 do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Atividades nos campi marcam início do ano letivo 2024 do IFFar

Publicado em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta quarta-feira (14), o IFFar - Campus Santa Rosa realizou uma reunião geral com servidores para marcar o início do ano letivo 2024. A atividade contou com a presença da reitora e homenageou servidores que atuam há 15 anos ou mais na Rede Federal. Outros campi também realizam atividades. Confira.

inicioanoletivo2024 notícia16022024

Foto: servidores e colaboradores do Campus Santa Rosa posam para foto durante atividade de início de ano letivo

A atividade realizada no Campus Santa Rosa reuniu professores e técnicos-administrativos em educação e teve como destaque os 15 anos do IFFar, completados no dia 29 de dezembro de 2023. A reitora, professora Nídia Heringer, lembrou os avanços da instituição e enfatizou o papel de cada servidor. “Não existe Instituto Federal sem cada olhar, de cada servidor, de cada aluno e de cada família que confia em nosso trabalho para uma formação de qualidade”, disse a reitora.

A diretora-geral do Campus Santa Rosa, professora Analice Marchezan, ressaltou a importância da união dos servidores para o sucesso da educação pública. “Juntos construímos história, e reunimo-nos hoje para celebrar os IFs, essas instituições de ensino referenciadas, que ao longo de 15 anos têm transformado a vida de alunos, famílias e da sociedade”, afirmou Analice.

A atividade contou ainda com a participação de toda a equipe diretiva do campus e da chefe do Gabinete da Reitora, Dalva Pillar. Durante a reunião, Analice Marchezan leu mensagens de ex-reitores do IFFar para os servidores. Confira um relato completo aqui.

Atividades realizadas nos campi do IFFar

De acordo com o Calendário Acadêmico 2024, o ano letivo do IFFar inicia oficialmente na próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam suas aulas. Todas as unidades do IFFar realizam atividades envolvendo servidores e alunos. Algumas, como o Campus Santa Rosa, realizaram ações com servidores já a partir desta semana. Confira as atividades realizadas por algumas das unidades do IFFar.

inicioanoletivo2024 notícia16022024b

Foto: a reitora do IFFar falou sobre os 15 anos da instituição durante a atividade do Campus Santa Rosa

O Campus Panambi, além de reunião geral e atividade de integração, promove uma série de palestras para os servidores. No dia 14, o tema da palestra foi a Identidade dos Institutos Federais. A programação se estendeu até o dia 16, tratando de temas como dados obtidos pela Comissão Própria de Avaliação, Programa de Permanência e Êxito, convivência e coletividade e informações sobre a dengue.

O Campus São Borja também organizou uma programação extensa de início de ano letivo abordando diversas temáticas. No dia 14, foi realizada a recepção dos servidores, reunião com a direção e atividade de confraternização. Na quinta e na sexta-feira, a programação envolveu temas como orçamento 2023 e 2024, identidade institucional, inclusão, apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre outros. Também foram realizadas reuniões setoriais.

O Campus Jaguari realizou uma reunião geral, seguida de uma palestra de acolhimento e um momento de integração no dia 15 de fevereiro. A palestra foi ministrada pelo professor Dejalma Cremonese, da UFSM, com o tema A Felicidade no Trabalho e na Vida. No dia 16, foi realizada uma reunião envolvendo os coordenadores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

O Campus Santo Ângelo realizou uma reunião seguida de um momento de confraternização com os servidores na tarde do dia 14 de fevereiro. Durante a reunião, a equipe diretiva da unidade apresentou os novos servidores. Também foi exibido o vídeo de boas-vindas gravado pela reitora do IFFar.

O Campus Santo Augusto realizou atividades nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Primeiro, foi realizada uma reunião geral seguida de um momento de confraternização entre servidores. Depois, ocorreram reuniões específicas envolvendo coordenações, colegiado de campus, e colegiados de cursos.

O Campus Alegrete promoveu a recepção dos servidores no dia 15 de fevereiro. Foi realizada entrega de certificados a servidores com mais de 15 anos de atuação na Rede Federal e uma palestra sobre envelhecimento saudável com a médica cardiologista Ivana Teixeira. No dia 16, a pró-reitora de Ensino do IFFar, Patrícia Donicht, falou aos servidores sobre o Programa de Permanência e Êxito. Saiba mais aqui.

Homenagens aos servidores

Após a reunião geral no Campus Santa Rosa, ocorreu uma homenagem a oito servidores da unidade que atuam há 15 anos ou mais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada homenageado recebeu uma placa, um certificado e pode compartilhar parte de sua trajetória.

inicioanoletivo2024 notícia16022024c

Foto: oito servidores do Campus Santa Rosa foram homenageados pelos 15 anos de atuação na Rede Federal

Atividades semelhantes já ocorreram com os servidores membros do Conselho Superior do IFFar e da Reitoria. Outros campi, como Santo Augusto, Panambi e São Vicente do Sul também realizaram homenagens. Saiba mais aqui.

Volta às aulas – O ano letivo do IFFar inicia oficialmente na próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam suas aulas. Todas as unidades do IFFar realizam atividades de recepção aos estudantes. Confira a programação de alguns campi.

Vídeo da reitora – A reitora do IFFar, Nídia Heringer, gravou um vídeo destacando alguns dos temas que vão envolver a comunidade acadêmica no decorrer deste ano: os 15 anos dos Institutos Federais, a Consolidação e Expansão da Rede Federal, o Processo Eleitoral para Gestores do IFFar e os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul. Confira destaques e acesse o vídeo completo neste link.