Página inicial > Últimas Notícias > Entenda como funciona a certificação do Ensino Médio pelo Enem
Notícias IF Farroupilha

Entenda como funciona a certificação do Ensino Médio pelo Enem

Publicado em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 10h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A certificação de conclusão do ensino médio é uma das possibilidades que o Enem 2016 oferece.

Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – institutos federais e secretarias estaduais de educação - entre elas, o Instituto Federal Farroupilha.

Como funciona

O certificado ou a declaração parcial de proficiência serão emitidos pelo IFFar desde que o participante tenha alcançado a pontuação mínima estabelecida no edital do exame e na Portaria nº 179, publicada em 29 de abril de 2014, e tenha indicado o Instituto no ato de inscrição no exame. Além disso, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

• indicar a intenção de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio no ato da inscrição, além da instituição certificadora;
  • possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização da primeira prova da edição do Exame.

Confira todas as informações sobre a certificação na página sobre o Enem em nosso portal.

Pontuação mínima

O participante do Enem que estiver interessado em obter a declaração parcial de proficiência deverá alcançar o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na área de conhecimento pretendida, entre as seguintes:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Observação: Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do Enem, a prova de redação é concebida como integrante da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para que o participante obtenha a declaração parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação em uma mesma edição do Exame.

Para dar encaminhamento à certificação, o candidato que indicou o IFFar na inscrição do Enem e atendeu a todos os requisitos deverá procurar um dos campi responsáveis pelo procedimento, listados a seguir.

• Alegrete - RS 377, Km 27 – Passo Novo – Alegrete / RS - Tel: (55) 3421-9600 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Jaguari - Estrada do Chapadão, s/n – Jaguari / RS - Tel: (55) 3255-0200 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Júlio de Castilhos - RS 527, Estrada de Acesso Secundário a Tuparincetã – Distrito São João do Barro Preto – Júlio de Castilhos/RS - Tel: (55) 3271-9500 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Panambi - Rua Erechim, nº 860 – Bairro Planalto – Panambi/RS - Tel: (55) 3376-8800 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Santa Rosa - Rua Uruguai, nº 1675 – Bairro Central – Santa Rosa/RS - Tel: (55) 3511-2591 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Santo Augusto - Rua Fábio João Andolhe, nº 1100 – Bairro Floresta - Santo Augusto/RS - Tel: (55) 3781-3555 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • São Borja - Rua Otaviano Castilhos Mendes, nº 355 CEP 97670-000 – São Borja/RS - Tel: (55) 3431-0500 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • São Vicente do Sul - Rua 20 de Setembro, nº 2616 - CEP 97420-000 – São Vicente do Sul/RS - Tel: (55) 3257-1114 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fique atento

O MEC anunciou recentemente que a partir de 2018 o Enem deixará de ser instrumento de certificação de ensino médio para maiores de 18 anos. Essa atribuição será do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que hoje é direcionado a estudantes do ensino fundamental em idade irregular (a partir de 16 anos). Leia mais

Confira todas as informações sobre a certificação na página sobre o Enem no portal em nosso portal.