Página inicial > Últimas Notícias > Pé-de-Meia: Live explicativa sobre o programa acontece nesta terça (2)
Notícias IF Farroupilha

Pé-de-Meia: Live explicativa sobre o programa acontece nesta terça (2)

Publicado em Terça, 02 de Abril de 2024, 10h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A live tem por finalidade esclarecer a comunidade acadêmica e explicar sobre a situação dos beneficiários do IFFar no Programa Pé-de-Meia. A transmissão ocorre nesta terça-feira (2), pelo canal da WebTV IFFarroupilha no Youtube, com início às 14 horas.

pé de meia LIVE NOTICIA

A live é voltada para estudantes, bem como seus familiares e/ou responsáveis, coordenações de assistência estudantil e a gestão de ensino dos campi. Abordará os critérios de elegibilidade adotados pelo MEC, a abertura e movimentação de contas realizadas pela Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelos pagamentos, e as condições de permanência e recebimento do benefício, de modo especial, a frequência.

A transmissão ocorre pelo canal da WebTV IFFarroupilha no Youtube, com início às 14 horas, contando com a participação da Pró-reitora de Ensino, Patrícia Donitch, e operadores do Programa Gestão Presente do Pé-de-Meia do IFFar, plataforma que armazena os dados dos alunos contemplados pelo programa federal. A transmissão ficará disponibilizada de forma permanente no canal da WebTV, podendo ser assistida posteriormente.

Sobre o Pé-de-Meia: de acordo com o Ministério de Educação (MEC), o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, e prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200 que podem ser sacados em qualquer momento, além de depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, os quais o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Os estudantes podem acompanhar os pagamentos pelo aplicativo Jornada do Estudante. A ferramenta apresenta detalhes sobre elegibilidade para o programa e pagamento das parcelas, canais de atendimento, participação no programa, status e calendário de pagamentos.

O MEC começou a pagar, no dia 26 de março, a primeira parcela do Pé-de-Meia. O Incentivo-Matrícula, no valor de R$ 200, está sendo depositado de acordo com o mês de nascimento dos estudantes beneficiados. Confira o calendário de pagamentos neste link.

Situação dos beneficiários do IFFar no Programa Pé-de-Meia (dados do MEC de 26/03/2024).

A lista de beneficiários do IFFar no programa já foi processada pela Caixa Econômica Federal, sendo que neste momento, os quantitativos disponibilizados no Sistema Gestão Presente (SGP) são:

• Elegíveis sem pendência (588 estudantes) - estudantes cujo envio e cruzamento de dados foram verificados com precisão, confirmando sua aptidão para receber o benefício. Estes estudantes estão contemplados pelo Programa Pé-de-Meia.
  • Elegíveis com pendência (1 estudante) - estudantes que estão aptos a receber o benefício, mas possuem alguma informação ou dado que requer correção imediata, como endereço não encontrado para abertura de conta, sem documentação com foto encontrada pela Caixa Econômica Federal, entre outros.
  • Elegibilidade indefinida (33 estudantes) - ocorre quando não é possível identificar se o estudante é elegível para o Programa Pé-de-Meia devido a problemas não esclarecidos nos dados fornecidos. Se esses problemas forem resolvidos, o status de elegibilidade pode ser revisado e alterado.
  • Inelegíveis (3.969 estudantes) - estudantes que, por motivos pré-identificados, não são elegíveis para receber os benefícios do programa. Isso inclui qualquer estudante que não esteja dentro do público-alvo definido pelo programa.

Ao todo, 4.590 estudantes do ensino médio do IFFar estão cadastrados no Sistema Gestão Presente. Dúvidas ou solicitações de informações devem ser encaminhadas via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone na Central de Atendimento do MEC: 0800 61 6161.

Sobre o pagamento do benefício: o benefício é pago pelo Ministério da Educação (MEC) na conta digital aberta automaticamente pela Caixa. Caso o estudante contemplado seja menor de idade, para sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, será necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize o estudante a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado no site: https://www.caixa.gov.br/caixatem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.

Os estudantes podem acompanhar sua situação pelo aplicativo Jornada do Estudante, disponível para download nas plataformas Google Play e App Store.