Página inicial > Últimas Notícias > IFFar pelo RS: estudantes e servidores ajudam a reconstruir casa de aluna
Notícias IF Farroupilha

IFFar pelo RS: estudantes e servidores ajudam a reconstruir casa de aluna

Publicado em Sexta, 10 de Mai de 2024, 16h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Estudantes e servidores do IFFar – Campus Santa Rosa ajudam a reconstruir a casa de uma aluna afetada pelas fortes chuvas que atingiram praticamente todo o estado a partir do dia 29 de abril. O IFFar também realiza outras campanhas solidárias de doações em todas as unidades.

servidoresdoIFFarsantarosa notícia10052024

Foto: servidores do IFFar auxiliam no reparo de casa de estudante - o professor Rodrigo Padilha é o segundo da esq. p/ dir.

A residência de uma aluna do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Rosa sofreu com os alagamentos provocados pelas chuvas históricas ocorridas no estado desde a última semana. Na quinta-feira passada (2), o primeiro pavimento da casa e parte do segundo foram inundados. Na sexta-feira (3), as águas já haviam baixado e foi possível verificar os estragos.

De acordo com a estudante, havia dez centímetros de lama no chão e praticamente todos os móveis foram perdidos. A residência pertence aos pais da aluna. “Foi um acontecimento aterrorizante. Meus pais perderam praticamente tudo o que levaram a vida inteira para construir”, relata a jovem.

A ajuda para limpar o imóvel, reconstruir parte da estrutura e recuperar móveis começou com suas amigas mais próximas e acabou envolvendo estudantes e servidores de praticamente todos os cursos do Campus Santa Rosa. “Eu me senti muito amada, muito preciosa. Colegas e servidores foram os primeiros a dar suporte”, conta a estudante.

Diretório Acadêmico iniciou campanha de doações

Assim que o volume de água diminuiu, na sexta-feira (3), a família retornou para arrumar o imóvel e evitar furtos. A estudante do IFFar contatou duas colegas e amigas para auxiliarem na limpeza. Uma delas, Camila Hernandes, é presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Rosa (Dacau).

Pelo Diretório, as colegas iniciaram uma campanha nas redes sociais para a doação de móveis. A campanha iniciou na segunda-feira (6) e, até quinta (9), já havia arrecadado três camas, um sofá, um armário, móveis para cozinha, uma estante e cerca de R$1,4 mil reais em dinheiro. A campanha ainda está recebendo doações (saiba como participar aqui).

Camila Hernandes explica que a ideia principal é auxiliar a colega e a sua família, mas as arrecadações podem ser distribuídas entre os vizinhos que também tiveram prejuízos.

Servidores do IFFar auxiliaram na reconstrução da casa e na recuperação de móveis

A campanha de doações organizada pelo Dacau chegou aos professores e técnicos-administrativos do Campus Santa Rosa, que também se envolveram com a situação. A estudante do IFFar diz que recebeu ligações da direção da unidade e mensagens de apoio e carinho nas redes sociais.

labmóveisIFFarsantarosa notícia10052024

Foto: alguns móveis foram reparados no Laboratório de Móveis do IFFar - Campus Santa Rosa

Além disso, professores do campus, que oferece cursos como o Técnico em Edificações e o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, quiseram avaliar a situação do imóvel.

A estudante do IFFar conta que estava trabalhando quando sua mãe telefonou e disse que o pessoal do campus iria reconstruir algumas paredes da residência que ficaram danificadas com a enchente. “Choveu gente do IFFar lá em casa. Servidores, docentes de todos os cursos. Era muita gente em volta, ajudando”, lembra a aluna.

O professor Rodrigo Padilha, engenheiro civil e coordenador do Curso Técnico em Edificações do Campus Santa Rosa, auxiliou no trabalho de reconstrução, que ocorreu nestas terça (8) e quarta-feira (9). Ele explicou que foram levantadas algumas paredes de alvenaria onde antes havia estruturas de vidro ou madeira levadas pela água.

Além do trabalho realizado no local, alguns móveis foram restaurados no Laboratório de Móveis do Campus Santa Rosa. O professor Rodrigo Padilha lembra que a unidade inteira se envolveu nas ações, inclusive professores e estudantes de cursos como os de Matemática e Biologia.

A ação realizada pelos estudantes e servidores do IFFar é exemplo do sentimento de solidariedade que se espalha entre a população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade. Todas as unidades da instituição realizam campanhas de arrecadação de doações e outras atividades com o objetivo de auxiliar pessoas e comunidades afetadas. Saiba mais nos links abaixo.