Página inicial > Últimas Notícias > CR São Gabriel oferece informática básica para rede municipal
Notícias IF Farroupilha

CR São Gabriel oferece informática básica para rede municipal

Publicado em Quinta, 23 de Mai de 2024, 10h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Um projeto de extensão do IFFar realiza oficinas de informática básica com 37 alunos das turmas de correção de fluxo da Rede Municipal de São Gabriel. As atividades são desenvolvidas por meio de um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Referência de São Gabriel do IFFar, pelo Campus Alegrete em parceria com a Prefeitura de São Gabriel.

extensãoCRSãoGabriel notícia23052024

As turmas de correção de fluxo da Rede Municipal de ensino de São Gabriel são compostas por estudantes em situação de vulnerabilidade e que se encontram em distorção em relação a idade e ao ano escolar em que deveriam estar. Em resposta a esta situação, a Prefeitura Municipal criou o programa “Acelera Cidadão!”, que visa proporcionar ambiente acolhedor e metodologias ativas para a permanência dos estudantes nas aulas. O projeto já tem seis anos.

É dentro do “Acelera Cidadão!” que o Centro de Referência de São Gabriel do IFFar oferece oficinas de informática básica para 37 estudantes. Os alunos que participam da ação têm idade entre 13 e 17 anos e estão nos 6º/7º e 8º/9º anos do ensino fundamental – para reduzir a distorção idade/ano, os estudantes cursam dois anos em um. Além desses 37 alunos, também participam mais cinco alunas que residem no entorno do Centro de Referência.

A ação é promovida através de um projeto de extensão do IFFar. Participam dela dois professores do IFFar, como coordenadores e ministrantes, e quatro estudantes voluntários do curso Técnico Subsequente em Informática do Campus Alegrete. Também integram o projeto como ministrantes dois professores da Rede Municipal de São Gabriel com formação na área de informática.

A professora do IFFar Lurdes Zanchetta da Rosa, uma das coordenadoras do projeto, explica que o curso “trabalha de forma diferenciada com atendimento individualizado aos alunos, facilitando a realização das atividades do ensino e a aprendizagem”. As atividades também proporcionam “a ampliação dos horizontes de conhecimento e de comunicação, fortalecendo a autoestima e preparando os alunos para atuarem como cidadãos plenos e qualificados”.

As oficinas iniciaram em março deste ano e tem previsão para finalizar no mês de dezembro. As aulas são oferecidas no laboratório de informática do Centro de Referência do IFFar. O curso é estruturado em quatro módulos, que vão desde uma introdução às funções básicas de um sistema operacional até a utilização da internet e programas de computadores. O primeiro módulo já está sendo finalizado no mês de maio.

O objetivo do projeto é desenvolver habilidades em operar um computador, criar e organizar arquivos, documentos, utilizar programas com editores de texto, de planilhas, de slides, navegadores de internet, antivírus e periféricos. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a acessar informações na internet, enviar e receber e-mails, acessar plataformas de ensino como o Moodle, utilizar programas básicos de computador, entre outras habilidades.