Página inicial > Últimas Notícias > Campus Júlio de Castilhos completa 16 anos nesta quarta (29)
Notícias IF Farroupilha

Campus Júlio de Castilhos completa 16 anos nesta quarta (29)

Publicado em Quarta, 29 de Mai de 2024, 11h37 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma das unidades que deu origem ao IFFar em 2008, o Campus Júlio de Castilhos completa 16 anos nesta quarta-feira (29). Confira um breve histórico do campus que é o quinto em número de alunos no IFFar.

aniversárioJC notícia29052024

O IFFar foi criado em dezembro de 2008 a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Vicente do Sul, de sua Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos, da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, e do acréscimo da Unidade Descentralizada de Ensino de Santo Augusto do Cefet de Bento Gonçalves.

O Campus Júlio de Castilhos é, portanto, uma das unidades que deu origem ao IFFar, quando, em 2008, deixa de ser parte do Cefet de São Vicente do Sul e vira unidade autônoma ligada ao Instituto Federal Farroupilha. Hoje, tem 1274 estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, superiores e de pós-graduação (dados do Sistec extraídos em abril de 2024). É o quinto campus em número de alunos no IFFar.

Além disso, de acordo com dados do Siape de janeiro deste ano, o Campus Júlio de Castilhos conta com 70 professores, 60 técnicos-administrativos em educação e 42 funcionários terceirizados. Oferece 10 cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nos eixos tecnológicos de Recursos Naturais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Produção Alimentícia.

Confira um breve histórico do campus:

• 1961 a 1988 – a utilização da área onde hoje se localiza o campus remonta ao começo dos anos 60, quando foi criado o Centro Cooperativo de Treinamento Agrícola. Após diversas mudanças, em 1988, tornou-se a Escola Municipal Agropecuária de Júlio de Castilhos;
  • 2008 – em maio de 2008, data considerada como de criação da instituição hoje existente, a então escola municipal dá lugar à Unidade de Ensino Descentralizada ligada ao Cefet de São Vicente do Sul. Em dezembro do mesmo ano, a unidade torna-se campus do IFFar;
  • 2012 a 2017 – nesse período, a unidade vivenciou diversas melhorias estruturais. Em 2012, foi construído o Prédio C, com laboratórios e salas de aula. Em 2015, foi inaugurado o novo pórtico de acesso. Em 2017, a biblioteca Miguel Waihrich Filho;
  • 2019 a 2023 – a unidade continua crescendo e ampliando sua infraestrutura. Em 2019, foi finalizado o prédio administrativo (não inaugurado devido à pandemia de Covid-19). Em 2023, foi inaugurado o novo refeitório, garantindo alimentação adequada aos estudantes do campus.