Página inicial > Últimas Notícias > Reitores dos IFs do RS reúnem-se com ministros em Porto Alegre
Notícias IF Farroupilha

Reitores dos IFs do RS reúnem-se com ministros em Porto Alegre

Publicado em Quinta, 06 de Junho de 2024, 14h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma reunião entre os reitores dos Institutos e Universidades Federais do Rio Grande do Sul e ministros do Governo Federal nesta quinta-feira (6) vai tratar de ações inerentes à calamidade pública no estado. A agenda da reitora do IFFar na capital gaúcha também inclui encontro bilateral para tratar sobre o processo de implantação de novos campi.

reuniãoforipes notícia06062024

A reunião tem por objetivo ouvir as manifestações do Fórum de Reitores e Reitoras das Universidades Públicas e Institutos Federais do RS (Foripes-RS) no contexto do desastre climático e apresentar as expectativas do Governo Federal junto à comunidade técnico-científica. As discussões se dão na perspectiva da reconstrução sustentável do estado e da busca por respostas eficazes diante dos desafios ambientais que se apresentam.

De acordo com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, que participa do encontro, entre os assuntos em pauta estão recursos orçamentários emergenciais, Lei Orçamentária Anual de 2025, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recursos para projetos de extensão articulados ao enfrentamento da situação de calamidade no RS e greve dos servidores da educação.

O encontro será realizado na tarde desta quinta-feira (6), em Porto Alegre. Além dos reitores e reitoras ligados ao Foripes-RS, participam da reunião os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A reitora do IFFar também participa de uma agenda bilateral com o ministro Paulo Pimenta para tratar de pautas relacionadas à implantação de novas unidades no IFFar, entre elas o Campus Santa Maria.

Assessoria de Relações Públicas (texto adaptado)