Página inicial > Últimas Notícias > São Luiz Gonzaga discute eixos tecnológicos abrangidos por novo campus do IFFar
Notícias IF Farroupilha

São Luiz Gonzaga discute eixos tecnológicos abrangidos por novo campus do IFFar

Publicado em Quinta, 06 de Junho de 2024, 16h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (5) em São Luiz Gonzaga debateu a definição dos eixos tecnológicos sobre os quais vai atuar o novo campus do IFFar no município. A partir desses eixos é definida a oferta de cursos da nova unidade. A comunidade ainda pode opinar até o dia 16 de junho por meio de um formulário eletrônico.

audiênciasãoluiz destaquenotícia06062024

A definição dos eixos tecnológicos é o primeiro passo para a escolha dos cursos que serão oferecidos em uma nova unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A atividade faz parte da construção do projeto de implantação do campus, prevista em orientação oficial expedida pela Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Existem 12 eixos tecnológicos sobre os quais os Institutos Federais (IFs) podem atuar. Cada um desses eixos traz uma relação de cursos possíveis de serem ofertados em uma unidade. O novo campus em São Luiz Gonzaga começará atuando em dois eixos.

A definição dessas áreas é feita com a participação da comunidade considerando estudos prévios que indiquem as potencialidades regionais. Isso ocorre porque os IFs devem corresponder aos arranjos produtivos locais, ou seja, àquilo que o município e sua região têm de maior potencial.

audiênciasãoluiz notícia06062024d

Foto: Audiência Pública teve participação da comunidade de São Luiz Gonzaga

Os estudos prévios realizados pelo Comitê de Implantação do Campus São Luiz Gonzaga indicaram quatro eixos tecnológicos potenciais para a região: Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, e Ambiente e Saúde.

Durante a Audiência Pública, pessoas da comunidade puderam opinar sobre a escolha desses eixos. Ainda é possível colaborar com a definição por meio de um formulário eletrônico, que estará disponível neste link até 16 de junho.

A Audiência Pública ocorreu na quarta-feira (5), às 9h, no Clube União Operária de São Luiz Gonzaga. Além da comunidade local, participaram da atividade o prefeito e o vice-prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, Sidnei Brondani e José Antônio Verley, a reitora e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Nídia Heringer e Carlos Lehn, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Francisco Lourenço, e a representante do Comitê de Implantação do novo campus, Ana Barros. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada, e servidores e diretores-gerais de campi do IFFar.

audiênciasãoluiz notícia06062024f

Foto: os diretores gerais dos campi Santa Rosa (Analice Marchezan), Santo Ângelo (Adilson Stamberg) e São Borja (Artênio Rabuske) também participaram da audiência

Oferta de cursos em São Luiz Gonzaga deve iniciar em 2025

De acordo com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, a etapa formal inicial da implantação do novo campus, que inclui a definição dos eixos tecnológicos, deve ser encerrada até 30 de junho. A perspectiva é que as demais etapas da implantação sejam finalizadas no segundo semestre de 2024 para que a oferta de cursos no novo campus já inicie em 2025.

A criação do novo campus do IFFar em São Luiz Gonzaga reflete, para a reitora, a interiorização da educação pública. Esta é uma das premissas dos Institutos Federais estabelecida em sua lei de criação. “A necessidade de educação pública está presente nos grandes centros urbanos, mas também no interior do Brasil. A interiorização de instituições públicas federais como a Unipampa e os campi dos Institutos Federais é um movimento recente na história do país”, explicou Nídia Heringer.

audiênciasãoluiz notícia06062024e

Foto: a reitora do IFFar, Nídia Heringer, falou sobre a interiorização da educação pública brasileira

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, relacionou a definição dos eixos tecnológicos do novo campus ao processo de interiorização da educação. Ele disse que a escolha dos eixos não pode ser aleatória, mas deve ter como referência os arranjos produtivos locais. É considerada, portanto, a demanda por qualificação profissional e a possibilidade de impulsionar o desenvolvimento das diferentes regiões do país.

Nídia Heringer destacou que São Luiz Gonzaga é o primeiro município gaúcho a discutir os eixos tecnológicos do futuro campus. O estado também terá novas unidades em Porto Alegre, São Leopoldo, Gramado e Caçapava do Sul - esse último também estará ligado ao IFFar.

“Cada vez que a gente se reúne para discutir a implantação de uma unidade educacional em um município, estamos falando de muito trabalho, mas também de muita alegria”, disse a reitora do IFFar, “significa trabalhar para oportunizar a qualificação de pessoas que possam atuar no desenvolvimento e no futuro de suas comunidades”.

Expansão e Consolidação da Rede Federal – o Governo Federal anunciou a criação de 100 novas unidades de Institutos Federais em março deste ano. Dessas, cinco serão no Rio Grande do Sul e duas delas estarão ligadas ao IFFar: Caçapava do Sul e São Luiz Gonzaga. Além disso, o Governo também anunciou o investimento de R$1,4 bilhão na consolidação das unidades já existentes. Saiba mais.