Página inicial > Últimas Notícias > Unidades do IFFar retomam calendário acadêmico
Notícias IF Farroupilha

Unidades do IFFar retomam calendário acadêmico

Publicado em Segunda, 17 de Junho de 2024, 11h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os campi do IFFar em Alegrete e São Borja retomam o calendário acadêmico a partir desta segunda-feira (17). As atividades haviam sido suspensas em virtude da greve dos servidores. Das unidades da instituição, apenas Frederico Westphalen continua com o calendário suspenso.

campusalegrete notícia1762024

Foto: prédio de salas de aula do Campus Alegrete (banco de imagens do IFFar)

A Portaria Eletrônica nº 646/2024, publicada na última sexta-feira (14), dispõe sobre a retomada do calendário acadêmico nos campi Alegrete e São Borja. De acordo com o documento, as atividades nessas unidades, suspensas desde 9 de abril em São Borja, e 17 de abril em Alegrete, serão retomadas a partir desta segunda-feira (17).

O documento informa que “o retorno das atividades nos campi Alegrete e São Borja não implica a definição imediata de novo calendário acadêmico, pois esse será elaborado, discutido nos comitês assessores e encaminhado para apreciação do Conselho Superior após estudo e diálogo com o movimento grevista, garantindo os direitos estudantis de reposição de aprendizagens”.

Nas últimas semanas, outras unidades do IFFar que se encontravam com o calendário acadêmico suspenso em virtude da greve também retomaram as atividades acadêmicas. O Campus Júlio de Castilhos retornou no dia 6 de junho. Os campi Santo Augusto e Santa Rosa retomaram o calendário no dia 3 de junho. O Campus Uruguaiana retornou no dia 27 de maio.

Com essas alterações, Frederico Westphalen é o único dos 12 campi do IFFar que mantém o calendário acadêmico suspenso em virtude da greve dos servidores. Dos 13 mil alunos do IFFar, portanto, apenas 1050 ainda estão sem aula.

A retomada do calendário acadêmico nas unidades do IFFar ocorreu porque, em cada uma, houve alteração no quantitativo de servidores participantes do movimento paredista.

A greve dos servidores na instituição ainda não foi completamente encerrada. Em algumas unidades, como Júlio de Castilhos, apesar do retorno dos alunos ter sido total, as atividades ainda não se desenvolvem integralmente, já que parte dos professores permanecem em greve.

Servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs) e professores de outras unidades do IFFar também permanecem em greve. O Campus Santo Augusto é a única unidade onde a greve já foi totalmente encerrada.

Colégio de Dirigentes do IFFar publicou nota em apoio à greve dos servidores

No dia 21 de maio, o Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), publicou uma nota manifestando apoio ao movimento de greve dos servidores federais da educação. Naquela data, seis unidades do IFFar encontravam-se com o calendário acadêmico suspenso.

O documento também cita algumas das reivindicações do movimento grevista, como reposição de perdas salariais acumuladas ao longo de oito anos, reestruturação das carreiras, recomposição orçamentária institucional e revogação de medidas nocivas.

Saiba mais sobre a nota do Codir aqui.

Os servidores do IFFar passaram a aderir ao movimento grevista nacional a partir do dia 3 de abril.

Acompanhe informações sobre a situação da greve no IFFar por meio deste link.