Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de São Luiz Gonzaga transfere área para implantação de campus do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 26 de Junho de 2024, 12h27 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A prefeitura de São Luiz Gonzaga transferiu uma área urbana de quase 6 hectares para a instalação do novo campus do IFFar no município. A assinatura dos documentos ocorreu na manhã desta quarta-feira (26). Agora, o IFFar tem o prazo de até três anos para a implantação da infraestrutura na área doada.

areacampussãoluizgonzaga notícia26062024

Foto: vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, reitora do IFFar e prefeito de São Luiz Gonzaga (da esq. p/ dir.) seguram escritura assinada da área doada para o novo campus

A área doada ao IFFar para a implantação do campus em São Luiz Gonzaga fica localizada na Zona Leste da cidade, de frente para a Avenida Senador Pinheiro Machado, próximo à Rua Antônio Gomes Pinheiro Machado. O terreno tem cerca de 6 hectares em área urbana e conta com infraestrutura de água, luz e acesso pavimentado.

O valor de mercado da área é de cerca de R$8,6 milhões. A doação destina-se exclusivamente à implantação do campus do IFFar no município. A instalação deve ocorrer no local no prazo de até três anos, sob pena de reversão do imóvel ao patrimônio de São Luiz Gonzaga.

A assinatura da escritura da área ocorreu em São Luiz Gonzaga na manhã desta quarta-feira (26) com a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, e do prefeito do município, Sidney Luiz Brondani.

Nídia Heringer disse que a assinatura do documento é um momento histórico para todos os municípios da região missioneira do Rio Grande do Sul. De acordo com a reitora, o IFFar deve iniciar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em São Luiz Gonzaga já em 2025. Os cursos regulares, como os técnicos integrados ao ensino médio, devem iniciar em 2026. Até a construção da sede definitiva do IFFar na área doada, a instituição deve funcionar em sede provisória.

areacampussãoluizgonzaga notícia26062024b

Foto: área doada ao IFFar tem 6 hectares em área urbana e fica localizada na Zona Leste de São Luiz Gonzaga

A reitora do IFFar também afirmou que “a educação é um bem público, um direito de todos e destacou a interiorização como uma das missões dos Institutos Federais”. De acordo com a lei de criação destas instituições, um dos objetivos delas é levar educação pública de qualidade às cidades do interior do Brasil.

Sidney Brondani disse que a implantação do campus do IFFar em São Luiz Gonzaga é uma grande conquista para toda a região e vai propiciar a “formação de cidadãos preparados para os novos desafios da região”. “Educação é a base de tudo”, finalizou o prefeito do município.

Comunidade de São Luiz Gonzaga definiu eixos tecnológicos do novo campus

A comunidade de São Luiz Gonzaga escolheu os eixos tecnológicos do novo campus do IFFar no município por meio de uma audiência pública, realizada no dia 5 de junho, e de um formulário eletrônico disponibilizado até o dia 16 do mesmo mês.

A definição dos eixos tecnológicos é o primeiro passo para a escolha dos cursos que serão oferecidos pela unidade. Ela é feita com a participação da comunidade e leva em conta os arranjos produtivos locais. Os dois eixos escolhidos para o Campus São Luiz Gonzaga foram Comunicação e Informação; e Ambiente e Saúde.

Expansão e Consolidação da Rede Federal – o Governo Federal anunciou a criação de 100 novas unidades de Institutos Federais em março deste ano. Dessas, cinco serão no Rio Grande do Sul e duas delas estarão ligadas ao IFFar: Caçapava do Sul e São Luiz Gonzaga. Além disso, o Governo também anunciou o investimento de R$1,4 bilhão na consolidação das unidades já existentes. Saiba mais.