Página inicial > Últimas Notícias > 3º Siepes abre período para submissão de resumos
Notícias IF Farroupilha

3º Siepes abre período para submissão de resumos

Publicado em Terça, 23 de Julho de 2024, 12h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O 3º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes) ocorre no mês de setembro, em São Francisco de Paula. Uma das novidades desta edição será a apresentação de trabalhos na forma de pôster digital. A submissão dos resumos deve ser realizada até 25 de agosto.

3siepes notícia23072024

Imagem: divulgação 3º Siepes/Uergs

O Siepes é promovido pela Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies). A Rede é integrada por oito instituições públicas de educação superior do Rio Grande do Sul. Entre elas, o IF Farroupilha. A primeira edição do Siepes ocorreu em 2022, na Reitoria do IFFar, em Santa Maria.

A terceira edição do evento é organizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O 3º Siepes ocorre de forma presencial, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na Uergs Hortênsias, localizada no município de São Francisco de Paula. O tema da edição será “Educação para Sustentabilidade Rumo a 2030: a urgência da atuação das IES para o alcance dos ODS”.

Esta será a primeira edição do evento que vai receber resumos de trabalhos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster digital e não exigem a presença do apresentador no local e no momento da apresentação.

A submissão dos trabalhos deve ser realizada até 25 de agosto pelo site do evento. O link para a submissão dos trabalhos está localizado abaixo da lista de convidados do 3º Siepes. Os resumos serão submetidos como texto e devem conter esclarecimentos sobre sua importância na busca pelos ODSs e estar vinculado a uma das seguintes dimensões:

• Dimensão Ambiental (ODSs 6, 7, 12, 13, 14 e 15);
  • Dimensão Econômica (ODSs 8, 9 e 11);
  • Dimensão Social (ODSs 1, 2, 3, 4, 5 e 10);
  • Dimensão Institucional (ODSs 16 e 17).

A lista completa dos ODSs está disponível na página da ONU.

Programação terá conferências, painéis e reuniões de trabalho

De acordo com a página do Siepes, o público-alvo do evento é composto por professores das Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do Regies, professores da educação básica, representantes de conselhos e entidades, empreendedores locais e regionais, funcionários do setor privado de consultorias ambientais, servidores e gestores públicos da esfera municipal, estadual e federal.

Interessados em participar do Seminário e obter certificação podem realizar a inscrição para ouvintes, que vai até 14 de setembro e custa R$20,00. A inscrição é realizada pela página do 3º Siepes. A programação do evento será composta por conferências, painéis e reuniões de trabalho. Confira a programação completa abaixo:

Regies - A Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável foi criada em 2022 com o propósito de fortalecer iniciativas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Propõe-se a pensar coletivamente para traçar estratégias de atuação e políticas voltadas à efetivação da Agenda 2030 no território educativo, cumprindo, assim, as metas dos ODSs.