Página inicial > Últimas Notícias > Todos os campi do IFFar terão bibliotecas e refeitórios até 2026
Notícias IF Farroupilha

Todos os campi do IFFar terão bibliotecas e refeitórios até 2026

Publicado em Quinta, 01 de Agosto de 2024, 11h46 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar vai investir R$13,2 milhões na construção, reforma e ampliação de refeitórios e bibliotecas dos campi até 2025. Com isso, todas as unidades da instituição passarão a contar com estas estruturas. O investimento é realizado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (Novo PAC).

novopac2024iffar notícia01082024

Em 2023, o IFFar investiu mais de R$6,4 milhões na infraestrutura dos campi e na compra de novos equipamentos com recursos do Novo PAC. Parte desse valor foi direcionado para a construção, já finalizada, do refeitório do Campus Santo Ângelo. Neste segundo semestre de 2024 estão sendo iniciadas as obras de construção, reforma e ampliação de bibliotecas e refeitórios nos campi Frederico Westphalen, Jaguari, Panambi, Santo Ângelo, Uruguaiana e São Vicente do Sul.

Com isso, o IFFar dará início a oito obras no segundo semestre de 2024 que beneficiam diretamente os alunos. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, destacou este fato como “motivo de grande alegria, uma vez que essas obras cumprem com planejamentos fundamentais que a instituição não tinha conseguido executar por falta de recursos para investimentos em anos anteriores”.

Com essas novas obras, todos os campi do IFFar passarão a contar com refeitórios e bibliotecas até 2026. Nídia Heringer destacou o trabalho célere dos servidores do IFFar na formalização de demandas relacionadas a análises, projetos, licitações e acompanhamentos que permitiram que essas ações acontecessem. As obras começam a ser executadas no mês de dezembro deste ano.

Quatro unidades do IFFar contarão com novas estruturas

O investimento de R$13,2 milhões em bibliotecas e refeitórios das unidades do IFFar divide-se entre a construção de novas estruturas e a reforma/ampliação de prédios já existentes.

Os campi Panambi e Santo Ângelo receberão novas bibliotecas. O Campus Uruguaiana passará a contar com uma nova biblioteca e um novo refeitório. O Campus Jaguari terá uma nova biblioteca e receberá uma reforma em seu refeitório. Os campi São Vicente do Sul e Frederico Westphalen também terão seus refeitórios reformados.

Será investido R$1,7 milhão em cada refeitório e R$1,6 milhão em cada biblioteca. Todas as bibliotecas construídas ou reformadas serão prédios de aproximadamente 500 metros quadrados com acervo bibliográfico, área de processamento técnico, área de atendimento, área de uso coletivo, salas de estudos individuais, banheiro adaptado, áreas para guarda-volumes e proteção externa.

A construção, reforma e ampliação dos refeitórios permitirá aos campi aumentar o número de estudantes beneficiados com refeições diárias. As unidades também passarão a ter maior controle e autonomia na produção de alimentos e na qualidade das refeições servidas.

Consolidação das unidades do IFFar - De 2023 a junho de 2024, o MEC investiu R$449,1 milhões na consolidação das unidades já existentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Até 2026, o Governo Federal pretende investir mais R$950,8 milhões para este fim, totalizando R$1,4 bilhões em recursos do Novo PAC. Em 2023, o IFFar recebeu R$6,4 milhões para investimentos na infraestrutura dos campi e na compra de equipamentos.