Página inicial > Últimas Notícias > IFFar já recebeu mais de R$4,8 mi em virtude da calamidade pública no RS
Notícias IF Farroupilha

IFFar já recebeu mais de R$4,8 mi em virtude da calamidade pública no RS

Publicado em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 16h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar recebeu mais de R$4,8 milhões em créditos extraordinários do Governo Federal para a reposição de equipamentos e recuperação estrutural das unidades atingidas pelas chuvas torrenciais de abril e maio no Rio Grande do Sul. A instituição também pagou Auxílio Emergencial para 327 estudantes que foram prejudicados pelo desastre climático.

recursoscalimidade notícia02082024

A Medida Provisória (MP) nº 1248/2024, publicada na última quinta-feira (1º), destinou R$1,4 bilhão em crédito extraordinário para órgãos do Poder Executivo Federal. Parte do recurso foi transferido para universidades e institutos federais financiarem ações de reconstrução de infraestrutura e reposição de equipamentos perdidos durante os eventos climáticos no RS. Desse valor, o IFFar recebeu cerca de R$2,6 milhões.

O valor transferido pelo Governo Federal neste mês de agosto se soma aos R$1,8 bilhão que já haviam sido pagos em maio, por meio da MP nº 1223/2024. Desse montante, o IFFar recebeu cerca de R$2,2 milhões. Os valores foram investidos na limpeza e na manutenção predial de todos os campi e foram distribuídos de acordo com as necessidades das unidades.

Confira abaixo como os valores de cada MP foram distribuídos entre os campi do IFFar.

recursoscalamidademaio notícia02082024

Tabela: distribuição dos recursos da MP 1223/2024 entre os campi do IFFar

recursoscalamidadeagosto notícia02082024

Tabela: distribuição dos recursos da MP 1248/2024 entre os campi do IFFar

327 estudantes do IFFar receberam Auxílio Emergencial

Alunos do IFFar que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas intensas ocorridas no Rio Grande do Sul entre o final de abril até meados de maio receberam auxílio emergencial. O valor de R$1 mil foi pago a 327 estudantes.

O auxílio foi direcionado a todos os estudantes que tiveram as casas danificadas por alagamentos, deslizamentos e/ou destelhamentos, independente de comprovação de renda máxima. Para mapear os estudantes aptos a receber o recurso, o IFFar realizou uma busca ativa e disponibilizou canais de contato para que os alunos relatassem sua situação.

Os valores foram custeados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O IFFar começou a fazer os pagamentos ainda no mês de maio, com recursos próprios que foram posteriormente repostos pelo Governo Federal.