Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recebeu mais de R$6,4 milhões do Novo PAC em 2023
Notícias IF Farroupilha

IFFar recebeu mais de R$6,4 milhões do Novo PAC em 2023

Publicado em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha recebeu mais de R$6,4 milhões do Ministério da Educação (MEC) em 2023 para investimento na infraestrutura dos campi e na compra de equipamentos. Os recursos integram a ação de consolidação da Rede Federal do Novo Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (Novo PAC).

investimentoPAC2023 notícia08082024

De 2023 a junho de 2024, o MEC repassou R$449,1 milhões para os Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Dom Pedro II para investimento em equipamentos e melhorias na infraestrutura das unidades já existentes. Até 2026, o Governo Federal pretende investir mais R$950,8 milhões para este fim, totalizando R$1,4 bilhões.

Os recursos integram a ação de consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Novo PAC do Governo Federal. A ideia é que, junto da expansão dos IFs com a implantação de novos campi, as unidades já existentes também sejam contempladas com orçamento para investimento. Os valores são utilizados para a construção de novas instalações, melhorias na infraestrutura e atualização dos equipamentos.

De acordo com o MEC, o investimento do Novo PAC realizado até o primeiro semestre de 2024 engloba 239 obras em toda a Rede Federal. Segundo o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, os investimentos impactam diretamente a permanência e o êxito dos estudantes. “Isso é só o começo desse grande projeto do presidente Lula de melhora dos IFs existentes, beneficiando as comunidades acadêmicas de todo o Brasil”, afirmou.

No IFFar, a prioridade são obras que beneficiem diretamente os estudantes, como refeitórios, bibliotecas e salas de aula. Somente em 2023, o IFFar recebeu mais de R$6,4 milhões. O recurso foi investido em obras em seis campi. Uma parte dos valores também foi destinada à compra de equipamentos para todas as unidades da instituição, incluindo a Reitoria.

O valor investido com recursos do Novo PAC em 2023 totaliza R$6.476.378,37. O valor total das obras, no entanto, pode ter sido complementado com outras fontes e chega a R$9.496.382,11. Veja o detalhamento dos valores investidos:

• Campus Frederico Westphalen - Bloco didático-pedagógico do Laboratório Bovinocultura de Leite (Lepep – Tambo de Leite): Investimento de R$750.340,04 do Novo PAC. O valor total da obra é de R$432.712,46 [Concluída];
  • Campus Jaguari - Obra do Plano de Previsão Contra Incêndio (PPCI): Investimento de R$432.712,46 do Novo PAC [Em andamento];
  • Campus Júlio de Castilhos - PPCI: Investimento de R$195.721,77 do Novo PAC. O valor total da obra é de R$1.350.753,40 [Concluída];
  • Campus Santa Rosa - Aquisição de Equipamentos e Materiais Permanentes de Informática: Investimento de R$105.512,59 do Novo PAC [Concluída];
  • Campus Santo Ângelo - Obra global Restaurante Estudantil e Centro de Convivência Estudantil: Investimento de R$1.845.013,99 do Novo PAC. O valor total da obra é de R$3.199.476,50 [Concluída];
  • Campus Santo Augusto - Obra do Terminal Rodoviário: Investimento de R$450.000,00 com recursos do Novo PAC [Concluída];
  • Todas as unidades do IFFar - Aquisição de Equipamentos de Informática e Mobiliário: Investimento de R$2.697.078,02 do Novo PAC [Concluída].

Em 2024, recursos são investidos em bibliotecas e refeitórios

Além das obras já concluídas e em andamento, o IFFar vai iniciar outras no segundo semestre de 2024. Os campi Panambi e Santo Ângelo receberão novas bibliotecas. O Campus Uruguaiana passará a contar com uma nova biblioteca e um novo refeitório. O Campus Jaguari terá uma nova biblioteca e receberá uma reforma em seu refeitório. Os campi São Vicente do Sul e Frederico Westphalen também terão seus refeitórios reformados. O investimento total será de R$13,2 milhões. Saiba mais.

Secom - com informações do Ministério da Educação