Página inicial > Últimas Notícias > IFFar define Calendários Acadêmicos 2024 dos campi
Notícias IF Farroupilha

IFFar define Calendários Acadêmicos 2024 dos campi

Publicado em Terça, 20 de Agosto de 2024, 16h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar (Consup) apresentou os novos Calendários Acadêmicos 2024 dos campi durante sua 2ª Reunião Extraordinária, realizada na manhã desta terça-feira (20). Algumas unidades precisaram reorganizar seus cronogramas em virtude das consequências dos eventos climáticos e da greve dos servidores federais da educação.

consupcalendáriosacadêmicos notícia20082024

Com exceção dos campi Jaguari, Panambi e Santo Ângelo, todas as unidades do IFFar precisaram reorganizar os Calendários Acadêmicos. Os ajustes foram necessários devido aos impactos da catástrofe climática no Rio Grande do Sul e do movimento paredista dos servidores federais da educação.

Normalmente, o IFFar aprova um Calendário Acadêmico unificado para todas as unidades no ano anterior ao que se refere. O calendário referente ao ano de 2024, por exemplo, havia sido definido em 2023.

Além da necessidade de readequação dos cronogramas, o IFFar também precisou desunificar as datas entre as unidades, já que cada uma sofreu os impactos de modo particular. Alguns campi tiveram as atividades paralisadas por um período maior. Outras não chegaram a suspender o calendário acadêmico.

Os novos calendários foram propostos pelos campi a partir de orientações enviadas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Memorando Circular nº 14/2024. A partir dessas orientações, as unidades realizaram discussões com as comunidades acadêmicas, aprovaram as propostas junto aos colegiados dos campi e as enviaram de volta à Proen. A Pró-Reitoria, por sua vez, sugeriu novos ajustes através de pareceres.

Veja como ficaram algumas datas de acordo com os calendários apresentados pelo Consup nesta terça-feira (20):

2ª Reunião Extraordinária do Consup – o Conselho Superior do IFFar realizou a 2ª Reunião Extraordinária de 2024 nesta terça-feira (20). Na pauta estiveram o Processo Seletivo 2025, Calendários Acadêmicos 2024 e Processo Eleitoral para Reitor(a) e Diretores(as) Gerais dos campi. Confira nos links abaixo a cobertura completa: