Página inicial > Últimas Notícias > Conheça os 11 trabalhos selecionados para a Mostra de Inovação e Cultura Maker
Notícias IF Farroupilha

Conheça os 11 trabalhos selecionados para a Mostra de Inovação e Cultura Maker

Publicado em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 11h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 1ª Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar vai ocorrer no dia 3 de outubro, no Campus São Vicente do Sul. Serão apresentados 11 trabalhos de sete campi da instituição. Confira a lista dos selecionados.

mostradeinovação notícia07082024

A Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar é um dos eventos que ocorrem paralelamente à 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (XV Mept). O evento consiste em um espaço onde estudantes do IFFar expõem produtos, protótipos, jogos, objetos educacionais, softwares e outras soluções tecnológicas interativas.

O evento recebeu a inscrição de 26 trabalhos. De acordo com o regulamento, são selecionados até 11 trabalhos para apresentação presencial no evento, sendo um por campus. Caso não sejam preenchidas todas as vagas dessa maneira - como foi o caso desta edição da Mostra - podem ser selecionados mais trabalhos por unidade.

De acordo com a organização do evento, todos os trabalhos foram avaliados por pelo menos três avaliadores ad hoc, sendo pelo menos um deles externo ao IFFar. A seleção se deu em duas rodadas: primeiro, foram selecionados os trabalhos mais bem ranqueados por campi. Os demais foram selecionados com base no ranqueamento geral.

Até três autores de cada projeto selecionado poderão comparecer presencialmente ao evento. A comissão organizadora disponibilizará a área para a apresentação dos projetos com a infraestrutura básica que será composta por duas mesas, duas cadeiras e um porta banner.

Os apresentadores e respectivos orientadores devem trazer todo o material necessário para a apresentação dos projetos interativos para a comissão avaliadora local e os visitantes. Os três trabalhos mais bem avaliados durante a Mostra serão premiados durante o encerramento da XV Mept.

Confira abaixo os trabalhos selecionados (a lista detalhada com os autores está disponível nos anexos desta notícia e no site da Mept):

Primeira rodada

• Desenvolvimento de uma extrusora para confecção de filamento a partir de polímeros (ABS) reciclados – Campus Alegrete
  • Protótipo Didático de Sistema de Rastreamento Solar com dois Eixos para Painel Fotovoltaico – Campus São Borja
  • Tocando a arte: acessibilidade e inclusão com impressão 3D – Campus São Vicente do Sul
  • "IFFAR: A Saga dos Portais Perdidos" – Jogo desenvolvido por estudantes do Ensino Médio – Campus Santo Ângelo
  • IF Maker como viabilizador das competições de robótica educacional da rede municipal de Panambi – Campus Panambi
  • Proposta de um modelo 3D impresso para simulação de sistemas produtivos: Em busca de uma abordagem lúdica no ensino de logística e produção - Parte I – Campus Frederico Westphalen
  • Safra Fácil: otimização do uso de máquinas e implementos agrícolas através dos aluguéis entre produtores – Campus Jaguari

Segunda Rodada

• Saco de Pancadas Inteligente: Sistema Acoplado para Monitoramento de Desempenho em Treinamentos de Taekwondo – Campus Alegrete
  • Desenvolvimento de uma extrusora de filamento PET reciclado para impressão 3D – Campus Alegrete
  • Montagem de uma Máquina de Corte CNC Caseira como Metodologia de Aplicação da Cultura Maker em Sala de Aula – Campus Frederico Westphalen
  • Experiências de uso da bengala na locomoção de adultos com deficiência visual: contribuições para o desenvolvimento de um bastão de locomoção acessível – Campus Frederico Westphalen

Saiba mais

Apesar de a Mostra de Inovação já ser um dos eventos tradicionais da Mept, em 2024 será o primeiro ano em que ocorrerá com o nome de Mostra de Inovação e Cultura Maker. De acordo com os organizadores, a ideia é que a já tradicional Mostra de Inovação seja um espaço em que estudantes e servidores do IFFar exerçam ainda mais sua criatividade e protagonismo.

XV Mept - Em 2024, a Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar está em sua 15ª edição. O evento ocorre de forma presencial, no Campus São Vicente do Sul, no dia 3 de outubro. A Mept é o maior evento acadêmico do IFFar. É composta por uma apresentação de trabalhos principal em forma de pôsteres e os seguintes eventos paralelos: Mostra de Inovação e Cultura Maker, BugCup, ByeByeBoss e Mostra de Foguetes.