Página inicial > Últimas Notícias > Consup aprova projetos de novos cursos no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Consup aprova projetos de novos cursos no IFFar

Publicado em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 12h31 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar (Consup) realizou sua 3ª Reunião Ordinária na manhã desta quarta-feira (25). Na pauta, estiveram a criação de novos cursos, ajustes curriculares em projetos pedagógicos e extinção de algumas ofertas. Os conselheiros também aprovaram regulamentos institucionais. Confira um resumo.

3reuniordinariaConsup notícia25092024

A 3ª Reunião Ordinária do Consup foi realizada por meio de videoconferência. O encontro foi transmitido ao vivo pela WebTV do IFFar. A gravação da reunião pode ser vista no Youtube, por meio deste link. A pauta completa da reunião está disponível aqui.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram os projetos pedagógicos (PPC) de dois novos cursos de pós-graduação lato sensu à distância do IFFar – Campus Alegrete.

Um deles é a especialização em Educação à Distância na Educação Profissional e Tecnológica. De acordo com o PPC analisado pelo Consup, o objetivo do curso é oferecer formação continuada a graduados “mediante conceitos e estratégias de aproximação e associação da EaD à educação profissional e tecnológica considerando as vantagens e limitações desta associação”.

A especialização em Linguagem e Docência, que também teve o PPC aprovado na reunião do Consup, visa capacitar profissionais licenciados em diversas áreas “a desenvolver práticas ancoradas ou conectadas à área das Linguagens e suas tecnologias”.

O Conselho também analisou dois PPCs de cursos de pós-graduação lato sensu à distância do Campus Júlio de Castilhos: as especializações em Gestão, Estratégia e Inovação, e em Inovação e Ensino da Matemática. Os documentos serão ajustados pelo campus a partir de sugestões do Consup e posteriormente aprovados por meio de resoluções ad referendum, para ter o processo acelerado.

Além dos PPCs dos novos cursos de pós-graduação, o Conselho Superior do IFFar também analisou documentos referentes a cursos já existentes ou de outros níveis de ensino. Confira:

• O Curso Técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio do Campus Panambi, antes ofertado na modalidade presencial, será oferecido à distância a partir de 2026. De acordo com o diretor-geral da unidade, Jorge Fonseca, o curso já está em sua 15ª turma e tem apresentado dificuldades para preencher vagas nos últimos processos seletivos. O dirigente disse que a oferta à distância permite aumentar o público-alvo da formação;
  • O Campus Panambi também decidiu pela suspensão temporária da oferta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, oferecido na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA/EPT). A formação não obteve o número mínimo de alunos matriculados nos dois últimos processos seletivos;
  • O Campus Santo Ângelo vai oferecer o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Comércio (EJA/EPT) a partir de 2026. A nova oferta vem para substituir o curso técnico em Estética, que há dois anos também tem dificuldades para fechar novas turmas;
  • O Consup também aprovou alterações em PPCs e ajustes curriculares nos cursos de especialização em Gestão da Qualidade e Novas Tendências em Alimentos (EaD), do Campus Santo Augusto; de tecnologia em Estética e Cosmética do Campus Santo Ângelo; e da licenciatura em Matemática EaD do Campus Uruguaiana.

Conselho Superior aprova criação e revisão de regulamentos institucionais

Além da apreciação de questões referentes à oferta de cursos do IFFar, o Consup também aprovou a criação e revisão de alguns regulamentos institucionais durante sua 3ª Reunião Ordinária.

O Plano de Contingência das Bibliotecas do IFFar é um documento inédito na instituição que visa padronizar processos entre as unidades da instituição. A pró-reitora de Ensino do IFFar, Patrícia Donicht, explicou que o Plano é uma exigência do Inep nos processos de avaliação e reconhecimento de curso.

Antes, como não havia um documento unificado, os bibliotecários de cada unidade produziam planos de contingência individuais. O novo plano foi elaborado pelos próprios bibliotecários, por meio de um Grupo de Trabalho criado em 2022.

A Política de Privacidade e Proteção de Dados do IFFar é um documento elaborado pelo Comitê de Segurança da Informação. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Lehn, disse que a política tem como objetivo tratar de todas as regras que dizem respeito ao tratamento de dados na instituição.

O documento traz diretrizes e responsabilidades que reforçam o compromisso do IFFar no que diz respeito ao cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais.

O Consup também aprovou atualizações no regulamento de Promoção à Classe Titular da Carreira dos Docentes no IFFar e no regulamento de Estágios. As atualizações neste último documento contemplam questões relativas ao aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório, à realização de estágio no exterior e à avaliação dos estágios.

Saiba mais

O Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) realizou sua 7ª Reunião Ordinária na semana passada, no dia 18 de setembro. Confira notícias sobre a pauta da reunião: