Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para curso sobre Agenda 2030 são prorrogadas

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias IF Farroupilha

Inscrições para curso sobre Agenda 2030 são prorrogadas

Publicado em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 15h12 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As inscrições para o curso online gratuito “Institucionalização da Agenda 2030” foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 4 de outubro. Estudantes e servidores do IFFar podem participar. Confira a programação do primeiro módulo.

cursoagenda2030 notícia24092024

O curso “Institucionalização da Agenda 2030” visa promover a integração e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nas instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

As inscrições, assim como o curso, são totalmente gratuitas e devem ser realizadas até 4 de outubro por meio deste link. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Professores, técnicos-administrativos (TAEs) e estudantes do IFFar podem se inscrever.

Para validar a inscrição, é necessário apresentar um comprovante de vínculo ativo com a instituição, que pode ser uma declaração em papel timbrado assinada pela chefia imediata.

O curso é online e ocorre pela plataforma Microsoft Teams. As aulas ocorrem de maneira síncrona e assíncrona. Para receber o certificado de 60 horas, os participantes devem ter pelo menos 75% de presença.

As aulas síncronas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, nos meses de outubro e novembro. Confira abaixo a programação do primeiro módulo. As informações completas sobre cada um dos professores estão disponíveis nas imagens no final desta notícia.

• Aula 1: As agendas de desenvolvimento da ONU

Professora: Patrícia Miranda Menezes. É psicóloga e mestre em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UNB). Também possui especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Atualmente é responsável pelo processo de institucionalização e gestão do conhecimento das Agendas Globais da ONU na Prefeitura Municipal de Barcarena (PA).

• Aula 2: Diagnóstico situacional e adequação das metas

Professora: Enid Rocha de Andrade. É economista e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é pesquisadora sênior na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em Brasília. No Ipea, coordenou as primeiras edições dos Cadernos ODS.

• Aula 3: Implementação da Agenda 2030 no Brasil

Professora: Ieva Lazareviciute. É administradora e mestre em Gestão Pública pela Universidade de Kansas (EUA). Atua como Assessora de Cooperação Descentralizada, ODS e Desenvolvimento Territorial no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

• Aula 4: ODS e metas nos municípios brasileiros

Professor: Claudio Acioly Jr. É arquiteto e urbanista especializado em habitação, urbanização de favelas e gestão do desenvolvimento urbano. Tem mais de 40 anos de experiência na área. Trabalhou em cerca de 35 países com o gerenciamento e execução de programas de habitação e políticas urbanas junto a organizações internacionais, como o PNUD, o Banco Mundial e a União Europeia.

Institucionalização da Agenda 2030 - O curso é promovido pelas instituições do Grupo de Trabalho de instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Rede ODS Brasil (GT SNCTI), do qual o IFFar faz parte. Para mais informações, acesse o site da Rede ODS Brasil.