Página inicial > Últimas Notícias > E-book com artigos do IFFar recebe prêmio internacional
Notícias IF Farroupilha

E-book com artigos do IFFar recebe prêmio internacional

Publicado em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 14h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O e-book “Vozes da Internacionalização” foi vencedor do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). O anúncio ocorreu na última quarta-feira (25), durante o Congresso da WFCP, em Motego Bay, na Jamaica.

premiowfcp notícia30092024

O livro “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” foi lançado em dezembro de 2023. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de 81 narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização de servidores e alunos da Rede Federal.

O livro é resultado de uma iniciativa do Fórum de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter/Conif). A seleção dos textos que compõem a obra foi realizada através de edital. Sete capítulos foram submetidos por servidores, alunos e egressos do IFFar. Dois foram selecionados (veja abaixo).

Com a obra, o Conif foi premiado com o Troféu de Ouro na categoria "Cidadania Global" durante o Prêmio de Excelência 2024 da WFCP. O prêmio reconheceu o impacto do projeto "Vozes da Internacionalização", que promove o intercâmbio cultural e acadêmico, valorizando as experiências de internacionalização de estudantes e servidores da Rede Federal.

O livro está disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

IFFar participou de dois capítulos do livro

Das 81 narrativas que compõem o livro “Vozes da Internacionalização”, duas tiveram origem no IFFar. Um dos capítulos teve autoria do egresso do curso de Licenciatura em Matemática do IFFar - Campus Júlio de Castilhos, Luan Portella da Silva. Intitulado “Uma das melhores experiências da minha vida”, relata a jornada de intercâmbio do estudante nos Estados Unidos pelo programa “Ciências sem Fronteiras”.

Outro capítulo foi escrito pela docente Carla Luciane Klos Schöninger, da área de Letras: Português/Inglês do IFFar – Campus Panambi. Intitulado “Interculturalidade e cidadania global ativa: uma experiência de intercâmbio virtual entre Brasil e Colômbia”, relata a experiência de intercâmbio virtual realizado em 2022 entre estudantes de ambos os países, enfatizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU (ODSs) e a cidadania global ativa.

Rede Federal obteve destaque em premiação do WFCP - Além da premiação obtida pelo livro Vozes da Internacionalização, a Rede Federal obteve destaque em outras categorias. O IFRJ conquistou Ouro na categoria "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e Prata na categoria "Desenvolvimento Profissional para Professores". Outro destaque foi o troféu de Bronze na categoria "Conjunto da Obra" para Jefferson Manhães de Azevedo, ex-reitor do IFF, reconhecido por sua contribuição ao longo de sua trajetória profissional.

Secom – com informações do Instituto Federal de Brasília (leia o texto original aqui)