Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Vicente do Sul sedia XV Mept nesta quinta (3)
Notícias IF Farroupilha

Campus São Vicente do Sul sedia XV Mept nesta quinta (3)

Publicado em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 08h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (XV Mept) ocorre nesta quinta-feira (3), a partir das 7h, no Campus São Vicente do Sul. Em 2024, a Mostra chega à sua 15ª edição alcançando números importantes e se consolidando como o maior evento acadêmico do IFFar. Confira.

XVmeptsvs notícia03102024

Foto: estudantes do IFFar são recepcionados no Campus São Vicente do Sul nesta quinta-feira (3) para a XV Mept

A Mept é o maior evento acadêmico do IFFar e traz um pouco de tudo o que é produzido em todas as unidades da instituição. Em 2024, a Mostra chega à sua 15ª edição alcançando vários marcos importantes.

O evento tem como objetivo oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por servidores e estudantes do IFFar e de outras instituições.

A programação da Mept é constituída por uma mostra de 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na forma de pôsteres apresentados por alunos do IFFar e de outras instituições, e outros cinco eventos paralelos.

Parte da programação será transmitida ao vivo

A programação da XV Mept inicia às 7h com recepção, credenciamento e café da manhã para os estudantes das unidades do IFFar. A partir das 9h, iniciam as mostras de trabalhos, de foguetes e demais eventos paralelos. A visitação ao Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC começa às 10h. À tarde, ocorre a cerimônia de abertura, palestras e premiações de trabalhos.

O IFFar vai realizar transmissão ao vivo pela internet do Bye Bye Boss, a partir das 9h, por meio do canal do Campus São Vicente do Sul no Youtube.

À tarde, a partir das 13h45, ocorre a transmissão ao vivo da cerimônia de abertura, das palestras e das premiações, por meio do canal da WebTV do IFFar no Youtube.

Confira a programação completa e conheça os eventos paralelos

areasvs notícia02102024

Foto: imagem aérea do IFFar - Campus São Vicente do Sul, sede da XV Mept

15ª edição atinge marcas históricas

Em relação à mostra principal, esta é a edição que mais teve trabalhos submetidos em toda a sua história. Foram 427 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão submetidos para a Mostra de Pôsteres da Mept. No ano passado, foram realizadas 350 inscrições.

notíciaXVmept notícia12082024

Imagem: identidade visual da XV Mept - o tema desta edição é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais"

Os maiores números de submissões haviam sido alcançados antes da pandemia de Covid-19: em 2015, com 363 trabalhos, e 2019, com 353. Nos anos de 2020 e 2021 a Mostra foi realizada em formato virtual. Desde lá, o número de trabalhos submetidos vem aumentando.

Em paralelo à mostra principal, são realizados outros cinco eventos: a Mostra de Inovação e Cultura Maker, o Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar, e as finais da BugCup, da Mostra de Foguetes e do Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar Bye Bye Boss.

O Bye Bye Boss também terá em 2024 sua edição com o maior número de participantes. Foram mais de 300 estudantes inscritos nas etapas locais, que ocorreram durante o mês de setembro em todos os campi do IFFar. Agora, as duas equipes mais bem avaliadas de cada campus disputam a final durante a XV Mept.

A BugCup, torneio de programação realizado entre estudantes da área da Informática do IFFar, chegará, nesta Mept, a sua 10ª edição. O evento nasceu em 2015 como um projeto de ensino restrito ao Campus São Borja. Agora, consolida-se como um evento institucional que envolve cursos da área de informática de diversas unidades do IFFar.

A tradicional Mostra de Inovação do IFFar terá em 2024 sua primeira edição sob o nome de Mostra de Inovação e Cultura Maker. A ideia é que a já tradicional Mostra de Inovação seja um espaço em que estudantes e servidores do IFFar exerçam ainda mais sua criatividade e protagonismo.

Além disso, este será o segundo ano consecutivo em que os estudantes e servidores participantes da Mept poderão visitar o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC. O espaço traz diversos experimentos científicos interativos proporcionando conhecimento e descontração aos participantes da Mostra.