Página inicial > Últimas Notícias > Aluna de ensino médio do IFFar realiza intercâmbio no Japão
Notícias IF Farroupilha

Aluna de ensino médio do IFFar realiza intercâmbio no Japão

Publicado em Terça, 08 de Outubro de 2024, 14h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A aluna do IFFar Luíza Oliveira Vianna Silva foi aprovada em um programa de bolsa para intercâmbio oferecida pelo governo japonês. Durante 30 dias, Luíza Vianna vai frequentar o ensino médio e vivenciar a cultura japonesa na cidade de Fujinomiya.

intercâmbiojapão notícia08102024

Foto: Luíza Vianna recebeu da reitora do IFFar uma Carta de Apresentação e bandeira da instituição durante a 15ª Mept

Luíza Vianna tem 17 anos e é aluna do curso Técnico Integrado em Administração no Centro de Referência de Santiago, unidade do IFFar vinculada ao Campus Jaguari. A estudante partiu nesta segunda-feira (7) para uma experiência de 30 dias de intercâmbio no Japão.

A chamada Bolsa Japão 2024 foi oferecida pelo governo japonês através da organização AFS Intercultura Brasil. A seleção ocorreu durante os meses de abril e maio. Para se inscrever, os candidatos precisaram escrever uma redação em português, gravar um vídeo de apresentação em inglês e comprovar conhecimento intermediário do idioma inglês e básico do japonês.

A seleção incluiu ainda uma entrevista online. Além disso, para participar, os estudantes deveriam estar cursando o ensino médio, ter médias acima de 8 e não ter reprovação no histórico escolar. O programa previa a oferta de apenas uma bolsa, sendo Luíza Vianna a única beneficiada.

Estudante vai levar bandeira do IFFar

Na última quinta-feira (3), Luíza Vianna recebeu da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, uma Carta de Apresentação e uma bandeira da instituição. A entrega dos materiais ocorreu durante a 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica, realizada no Campus São Vicente do Sul.

Em vídeo gravado para as redes sociais do IFFar, Nídia Heringer desejou à aluna uma experiência marcante para ela e para os estudantes que a receberem no país estrangeiro. Luíza Vianna falou em japonês e inglês, agradecendo o apoio da instituição. “Sei que não estaria aqui sem o seu apoio”, disse a estudante, em inglês. Assista ao vídeo na página do Gabinete da Reitora no Instagram.

A Carta de Apresentação entregue pela reitora, diz que “o IFFar reconhece os esforços da estudante para o estreitamento das relações com outros povos e culturas” e “louva” a participação de Luíza Vianna no programa de bolsa do governo japonês. O texto também afirma que o intercâmbio vai contribuir para o fortalecimento da internacionalização do IFFar.

Também estiveram presentes na entrega da Carta de Apresentação a assessora de Relações Internacionais Substituta do IFFar e professora do Campus Uruguaiana, Stéphane Dias, e o professor do Centro de Referência de Santiago Lucas Flores.

Estudante vai frequentar o ensino médio japonês

De acordo com o site da AFS Brasil, o objetivo da Bolsa Japão 2024 é oferecer à estudante brasileira “a oportunidade de ter acesso ao ensino médio japonês” e “entender o Japão e a cultura japonesa”. Dentro do programa, a estudante beneficiada também terá aulas de reforço do idioma japonês.

Ao participar do programa, a estudante intercambista assume o compromisso de promover o país de destino ao retornar ao Brasil, e promover o país de origem durante o período de vivência no Japão. Além disso, a estudante também deverá mostrar sua experiência no país estrangeiro em vídeos e posts no Instagram durante uma semana.

A bolsa paga pelo governo japonês inclui seguro médico, hospedagem e alimentação em casa de família japonesa, colocação em escola de ensino médio no país de destino, livros escolares, transporte, atividades de orientação e passagens internacionais.

Secom