Página inicial > Últimas Notícias > Campus Frederico Westphalen organiza atividades para recepcionar alunos e servidores
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 01 de Março de 2017, 17h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 13 de fevereiro, o Campus Frederico Westphalen organizou um debate para recepcionar os servidores para o início do ano letivo.

Os servidores foram recebidos primeiramente com café da manhã e depois participaram de um debate sobre a temática "adolescência", faixa etária em que se insere a maioria dos alunos do campus.

Durante a atividade, a psiquiatra Joana Letícia Carvalho Cordeiro abordou os aspectos biológicos e químicos ligados à adolescência, questões relativas ao sono, explosão hormonal e mudanças físicas ocorridas durante a adolescência. Em seguida, a psicóloga do Campus Panambi Graciele Dotto Castro fez uma fala com um enfoque psicológico sobre a temática. Logo depois, a assistente social de Taquaruçu do Sul, Isabel Paterno Argenta, falou sobre aspectos sociais e familiares que afetam diretamente os adolescentes, com destaque para questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para finalizar, a professora Elizabete Cerutti, autora do livro “Uma nova juventude chegou à universidade: e agora, professor?”, abordou questões ligadas ao aprendizado dos adolescentes. Em sua fala, destacou a necessidade de os professores utilizarem metodologias híbridas para potencializar o aprendizado dos estudantes e motivá-los para seus estudos.

Já com o objetivo de integrar os calouros e veteranos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o campus organizou uma gincana, realizada no dia 22 de fevereiro. A ideia partiu de um grupo de alunos que durante o período de férias se mobilizou e organizou as provas da atividade de integração. Ao todo, foram constituídas 12 equipes que mesclavam estudantes de todos os períodos (1º, 2º e 3º ano do ensino médio).

As provas realizadas envolviam estratégia e trabalho em equipe, habilidades esportivas (individuais e coletivas) e raciocínio lógico-matemático. Além disso, tinham como pré-requisito o envolvimento de estudantes de diferentes períodos. As atividades foram acompanhadas por servidores que se responsabilizaram pela condução das provas. A gincana terminou no dia 24 de fevereiro com a coleta de donativos, os quais serão destinados pela equipe vencedora a uma entidade assistencial da região.

Secom (com colaboração do Gabinete do Campus Frederico Westphalen)