Página inicial > Últimas Notícias > CODIR se reúne para a 1ª Reunião Ordinária de 2017
Notícias IF Farroupilha

CODIR se reúne para a 1ª Reunião Ordinária de 2017

Publicado em Terça, 07 de Março de 2017, 15h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Hoje (07) o Colégio de Dirigentes se reúne no auditório da Reitoria do IFFar para a 1ª Reunião Ordinária de 2017. Com início às 10h, participam da reunião a Reitora, os Pró-reitores e os diretores-gerais dos campi.

Anexos:

Na abertura, a professora Carla destacou o início do ano letivo que “nasce com desafios, mas cheio de oportunidades”. A Reitora mencionou o vídeo realizado especialmente para a recepção de alunos e servidores para o início do ano letivo enviado aos campi por e-mail. A professora Carla fez uma saudação também a todas as mulheres do IFFar pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. “Lamentavelmente ainda temos um dia específico para isso, mas tivemos muitos avanços. São décadas de luta para mudar a cultura machista. O próprio Codir mostra como estamos ocupando espaços de igual para igual com os homens. Agradeço ainda aos homens que contribuem para esse cenário de igualdade”.

Nos informes gerais, a professora Carla enfatizou o pedido da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para que os campi enviem com urgência o relatório de autoavaliação, já que o relatório da CPA “é um dos principais norteadores do planejamento institucional, impactando todos os processos de avaliação”. A Reitora lembrou ainda do Curso de Capacitação para os membros do Comitê de Governança, Riscos e Controle do IF Farroupilha, que será realizado na Reitoria nos dias 08 e 09 de março, aproveitando a presença dos dirigentes na instituição. O objetivo do evento é a construção da política de gestão de riscos do IFFar, beneficiada ainda pela criação de um grupo de trabalho específico para essa demanda.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional fez um breve relato sobre o Processo Seletivo de 2017: no caso dos cursos superiores, o curso de Licenciatura em Educação do Campo abriu processo para preenchimento das vagas remanescentes, e os demais cursos estão com a Chamada Pública do Sisu; já os cursos técnicos encerraram a Chamada Pública em fevereiro, apenas São Vicente do Sul está ainda com o processo seletivo de dois cursos em andamento devido ao atraso ocasionado por decisão judicial. Destacou-se o fato de que vários cursos não precisaram ir para Chamada Pública, o que foi salientado como ponto positivo. Na próxima reunião, haverá um relatório geral sobre o processo seletivo a fim de que possa haver um aperfeiçoamento de estratégias para que os alunos iniciem o ano letivo sem atrasos. “É preciso refletir sobre o impacto dos cronogramas no calendário letivo”, destaca a Reitora.

Na pauta sugerida pelo Campus Avançado de Uruguaiana, destacou-se a necessidade de uma regulamentação dos Editais de Patrocínio no IFFar. A Reitora solicitou a elaboração da proposta de regulamentação dessas atividades comerciais de interesse dos estudantes e servidores para ser avaliada na próxima reunião para que esses produtos possam ser comercializados nos campi da forma menos burocrática possível.

Na pauta do Campus Frederico Westphalen, enfatizou-se a implantação de bibliotecas virtuais no IFFar com um acervo de quatro mil títulos em diversas áreas de conhecimento. Tal iniciativa supriria a necessidade de não ter o livro físico na instituição, que é já uma tendência mundial. A Reitora destacou o custo-benefício, mas diz que elas não podem substituir o livro físico, já que toda bibliografia básica e complementar precisa estar necessariamente na biblioteca física segundo a legislação. A Reitora sugeriu que a bibliotecária da Reitoria faça um estudo sobre a qualidade e os valores das bibliotecas virtuais existentes para, na próxima reunião, tomarem uma decisão.

Na pauta do Campus São Vicente do Sul, discutiu-se sobre a reforma do Ensino Médio: se todas as disciplinas que compõem os currículos dos cursos integrados vão se manter ou não e quais as necessidades de adequações diante da reforma para que o IFFar continue atendendo à demanda de certificação do Ensino Médio. A Reitora afirmou temer que as mudanças provocadas pela reforma façam com que os Institutos Federais não consigam mais ofertar o Ensino Médio, apenas ensino técnico profissionalizante. A Reitora solicitou a elaboração de um parecer para a Câmara de Ensino do CONSUP para que isso se torne um ato do órgão máximo da instituição. A Diretora-Geral do Campus Santa Rosa levantou a possibilidade de haver uma manifestação conjunta de todos os IFs, já que o novo programa do MEC não leva em conta os Institutos Federais de Educação.

O diretor-geral do campus solicitou ainda apoio à confecção das carteiras de identificação estudantil, um convênio dos grêmios estudantis com o comércio local. A Reitora solicitou à PROEN um estudo para que todos os estudantes tenham a carteira e gozem de todos os benefícios.