Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Campus Santa Rosa estimula a inovação entre alunos
Notícias IF Farroupilha

Projeto do Campus Santa Rosa estimula a inovação entre alunos

Publicado em Quarta, 29 de Março de 2017, 14h36 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Quatro iniciativas do Decola Startup, com a criação de soluções para a comunidade, já têm investimentos.

Texto publicado no jornal Correio do Povo, em 24/03/2017. Por Felipe Dorneles.

Um projeto desenvolvido no curso de Administração do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Rosa busca estimular a inovação em processos, produtos ou serviços entre estudantes. Algumas iniciativas já recebem investimentos de empresários locais. Segundo o professor Rodrigo Soder, que criou o projeto Decola Startup, desenvolvido na disciplina de Inovação, os alunos são provocados a perceber problemas enfrentados pela população e idealizar soluções. “A transformação dessas ideias em empresas acaba tendo uma consequência muito positiva.”

As iniciativas são apresentadas no evento Decola Startup, com a presença de professores, funcionários e estudantes do IFFar, além de empresários e comunidade em geral. Quatro das oito ideias exibidas na última edição estão virando empresas. Uma delas é constituída por quatro alunos e produz o equipamento Cadi Over para cadeirantes.

“O aparelho permite a prática de exercícios de academia e de estúdios de pilates. E o grande diferencial é a movimentação das pernas dos cadeirantes, a partir do movimento dos braços”, explica Junia Bordin, uma das idealizadoras. Ela diz que isso estimula a circulação sanguínea e não é comum em outros aparelhos. Os testes foram feitos com outro integrante do grupo, Paulo Veiga, que é cadeirante.

Uma das outras três iniciativas é a que envolve um software para emissão de nota fiscal no setor agrícola. Há também uma empresa para manutenção de hortas que podem ser transportadas, possibilitando o cultivo em casa de alimentos frescos.

E a terceira ideia é um software que controla o tempo de produtos no estoque das empresas. Soder diz que, aos poucos, a cultura da inovação é criada no Instituto, a fim que de que o potencial nesse sentido seja levado da academia aos alunos e, automaticamente, à sociedade. A meta é que o Decola Startup seja um gerador de ideias para o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e que se crie um banco de oportunidades, despertando o interesse de empresários.

Fotos enviadas pela Ascom - Campus Santa Rosa.

Anexos: