Página inicial > Últimas Notícias > Projeto investiga contexto da construção civil em Panambi
Notícias IF Farroupilha

Projeto investiga contexto da construção civil em Panambi

Publicado em Terça, 11 de Abril de 2017, 09h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Iniciado em 2016, o projeto de extensão “Observatório da Economia Criativa da Construção Civil em Panambi” tem o objetivo de construir um panorama sobre a realidade local e estabelecer um diagnóstico de potencialidades e demandas para novos projetos na área.

Coordenado pela professora Josiane Hinnig do Campus Panambi, o projeto busca mapear o contexto das empresas da Construção Civil na cidade, construindo um panorama sobre a realidade local. A partir dos dados coletados, os participantes do projeto irão estabelecer um diagnóstico de potencialidades, carências e demandas para desdobramentos de novos projetos e serviços voltados para a área.

Dessa forma, os alunos do curso técnico em Edificações poderão ter uma visão mais ampla sobre a realidade local em relação ao mercado de trabalho, materiais e técnicas da construção civil. Também será possível, através deste projeto, conhecer e identificar potenciais, bem como socializar experiências com um número maior de pessoas da construção civil em Panambi.

Após o desenvolvimento deste panorama inicial, o projeto buscará tabular os dados obtidos e identificar a predominância dos serviços encontrados relacionados às edificações. Tais dados farão parte do Observatório de Economia Criativa, compondo um banco de pesquisas, uma listagem de contatos que irá qualificar ainda mais o mercado da construção, tendo em vista que os futuros técnicos também farão parte destas perspectivas.

Conforme a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a economia criativa é definida como um conceito emergente que trata da interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo dominado por imagens, sons, textos e símbolos. A partir da intenção inicial do mapeamento dos atores criativos do cenário da construção civil, a pesquisa visa, junto a Entidades de Classe, Associações de Comércio e Indústria e Associações Profissionais, quantificar e qualificar os dados sobre as empresas, microempreendedores individuais e autônomos.

Na primeira etapa do projeto, foi construída uma bancada para aulas práticas com apoio e doação de materiais de acabamentos. Atualmente, está em fase de desenvolvimento o cadastro de empresas e autônomos que atuam na construção civil, o qual será socializado com a comunidade externa por meio de um portal. Com previsão de conclusão em 2018, o projeto conta com o apoio do IF Farroupilha para o seu desenvolvimento.