Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove exposição fotográfica e palestra sobre povos Kaingang
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove exposição fotográfica e palestra sobre povos Kaingang

Publicado em Terça, 18 de Abril de 2017, 13h39 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A exposição fotográfica "Saberes e confrontos Kaingang nas cidades" ocorre no hall de entrada da Reitoria do IF Farroupilha a partir desta terça-feira (18). Amanhã, às 14h no Auditório, será realizada a palestra "Cultura e cosmologia Kaingang: o outro no pensamento ameríndio".

O professor do IFFar - Campus Alegrete e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Diego Fernandes Dias Severo, é o autor das fotos expostas no hall de entrada da Reitoria. Ele também será o ministrante da palestra de quarta-feira, junto do estudante kaingang Carlos Silva da Costa. A palestra será transmitida pela WebTV do IF Farroupilha.

As atividades ocorrem em virtude do Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril e são organizadas pela Coordenação de Ações Inclusivas do Instituto Federal Farroupilha (CAI).

DSC 0025

Exposição sobre Kaingang está disponível na Reitoria do IF Farroupilha / Secom

Kaingang são um dos quatro maiores grupos indígenas do Brasil

Os Kaingang são uma população Jê, de organização social dualista, representadas pelas marcas Kamé e Kajru (‘|’ traços cumpridos e ‘O’ traços redondos), habitam os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com aldeias nas cidades e áreas rurais. Estão entre os quatro maiores grupos indígenas no Brasil.

Dia do Índio - a celebração do Dia do Índio na data de 19 de abril foi proposta por lideranças indígenas durante um congresso em 1940. A data também é aceita oficialmente por outros países, como Argentina e Costa Rica.

Secom - com informações da CAI e da Wikipédia