Página inicial > Últimas Notícias > Afastamentos de servidores e ingresso de alunos foram pautas do Codir
Notícias IF Farroupilha

Afastamentos de servidores e ingresso de alunos foram pautas do Codir

Publicado em Segunda, 08 de Mai de 2017, 08h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na segunda parte da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que aconteceu durante a tarde da última quarta-feira (3), foram discutidas pautas sugeridas pelos campi e pró-reitorias.

Leia sobre a primeira parte da reunião.

Confira a pauta completa da 3ª Reunião Ordinária do Codir.

Afastamentos para qualificação

O primeiro assunto foi a questão dos afastamentos de servidores para qualificação (de forma integral, parcial e trimestral), processos que hoje são regulamentados pela Resolução do Conselho Superior nº 19, de 2011. Esse documento está sendo revisado desde o ano passado por comissão designada especialmente para isso, a qual deve concluir os trabalhos até o início do segundo semestre. A reitora, Carla Comerlato Jardim, comentou que o segundo edital de afastamentos integrais deste ano já deve ser lançado conforme o novo regramento.

Campi debatem processo seletivo

Algumas das pautas propostas pelos campi foram a questão do ingresso nos cursos superiores e subsequentes; calendário acadêmico; permanência e êxito; e o uso dos dados obtidos na pesquisa do perfil do estudante.

O Campus Santo Augusto, a pedido do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) encaminhou uma carta aberta ao Codir com o tema “Processo seletivo para cursos superiores: vamos repensar”.  O argumento para levantar a discussão é de que a forma atual de ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), baseado na nota do Enem, não atenderia ao objetivo de “facilitar o acesso de estudantes de escola pública, de baixa renda e de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas”, constante no PDI.

A carta foi elaborada durante reuniões realizadas nos dias 15 de fevereiro e 29 de março. Segundo os signatários do documento, integrantes do NPI do campus, o método tem se mostrado ineficiente, uma vez que nenhum dos campi conseguira preencher as vagas na primeira chamada regular. Diante disso, a sugestão do Núcleo é que sejam ofertadas formas alternativas de acesso aos cursos superiores.

A reitora, Carla Jardim, discorda que o Enem tenha prejudicado de alguma forma o ingresso de novos estudantes. A pró-reitora de desenvolvimento institucional, Nídia Heringer, informou que a comissão responsável por organizar o Processo Seletivo 2017 está em fase de finalização dos relatórios de trabalho e que, após mais dados acerca das formas de seleção e ingresso serem divulgados, a pauta poderá ser melhor discutida.

Ainda sobre os cursos superiores, também foi discutida nesta reunião a necessidade de melhor adequação do calendário acadêmico ao Sisu, uma vez que muitos alunos classificados em chamadas complementares acabam ingressando mais tarde nos cursos e, consequentemente, têm que recuperar aulas. Segundo a reitora, já há uma proposta de alterações no processo seletivo para atender a essa e outras demandas.

Pesquisas de perfil e cadastro de novos estudantes também foram pautas

A diretora geral do Campus Santa Rosa, Renata Rotta, sugeriu que a pesquisa do perfil do estudante realizada pelo IFFar seja reformulada para atender melhor à prioridade institucional de permanência e êxito dos estudantes. Segundo a dirigente, é preciso repensar as perguntas deste questionário para que elas sirvam efetivamente como base para as ações do Instituto. Também sugere que o momento de entrada do aluno na instituição seja uma oportunidade para coletar dados com vista a prevenir a evasão nos primeiros semestres.

O pró-reitor de ensino, Édison Brito da Silva, explicou que o questionário do perfil do estudante foi construído colaborativamente entre os campi em um período em que ainda não havia sistemas de gestão de informações institucionais. Por isso, tanto essa pesquisa como o formato do cadastro do estudante já estão sendo estudados para inserção no sistema de gestão integrada.