Página inicial > Últimas Notícias > Inep divulga lista de cursos cadastrados para Enade 2017
Notícias IF Farroupilha

Inep divulga lista de cursos cadastrados para Enade 2017

Publicado em Terça, 23 de Mai de 2017, 09h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 26 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a data de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para este ano, além da lista de cursos cadastrados para o exame. Alunos ingressantes e concluintes das áreas precisam participar da avaliação.

Através da Portaria nº 08, de 26 de abril de 2017, publicada no Diário Oficial da União - nº 80, o Inep divulgou as orientações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. A Portaria estabelece que o exame será aplicado no dia 26 de novembro.

A inscrição no Enade 2017 é de responsabilidade das instituições de ensino e deve ser realizada através da plataforma Enade-IES.  Deverão ser cadastrados para o exame:

Estudantes Ingressantes – estudantes que iniciaram o curso em 2017, e estão devidamente matriculados, e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2017.

Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura – estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do Enade 2017.

Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia – estudantes com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo até o final das inscrições do Enade 2017.

No dia 01 de junho, a Pró-Reitoria de Ensino do IFFar participará do Seminário de Capacitação para o ENADE 2017, em Brasília, no Inep. Após o evento, será divulgada a lista dos cursos por campus enquadrados para a realização do exame. O Inep publicará em breve também o edital e o Manual do Estudante 2017 com informações mais específicas.

Serão cadastrados no Enade 2017, os estudantes ingressantes e concluintes de cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

Bacharel nas áreas de:

• Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Alimentos;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Florestal;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia;
  • Sistema de Informação.

Bacharel ou licenciatura nas áreas de:

• Ciência da Computação;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras - Português;
  • Matemática;
  • Química.

Licenciatura nas áreas de:

• Artes Visuais;
  • Educação Física;
  • Letras - Português e Espanhol;
  • Letras - Português e Inglês;
  • Letras - Inglês;
  • Música;
  • Pedagogia.

Tecnólogo nas áreas de:

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Gestão da Produção Industrial;
  • Redes de Computadores;
  • Gestão da Tecnologia da Informação.

Saiba mais sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante o processo de formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Os resultados do Enade são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior no país.