Página inicial > Últimas Notícias > Mundo digital e armazenagem de grãos são temas das Semanas Acadêmicas em Panambi
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 25 de Mai de 2017, 09h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta semana, os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Produção de Grãos do Campus Panambi realizaram a Semana Acadêmica com programação especial para a comunidade acadêmica. Confira um resumo das atividades promovidas pelo campus.

“Desafios e possibilidades de um mundo digital e conectado” foi tema de abertura da Semana Acadêmica do Sistemas para Internet do IFFar – Campus Panambi

Adriano Canabarro Teixeira, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, realizou a palestra de abertura da Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, na noite de 23 de maio.

A palestra versou sobre o uso das tecnologias em prol da educação e a necessidade de utilizá-las para possibilitar maior interação entre os seres humanos. De acordo com o professor, um dos papeis fundamentais da escola deve ser ensinar as pessoas a trabalhar em conjunto, estimulando-as a fazerem parte da solução dos problemas do mundo.

O evento contou com a presença de acadêmicos e servidores de cursos superiores da área da tecnologia do IFFar – Campus Panambi e Campus Santo Ângelo, de diretoras de escolas, de coordenadoras pedagógicas da SMEC, empresários e profissionais liberais locais, totalizando mais de 200 participantes. A Semana Acadêmica de Sistemas para a Internet se estenderá até sexta-feira, 26/05, quando contará com a palestra de encerramento “Cobol, por que não?”, às 19h.

Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Produção de Grãos: problemas, desafios e soluções para o sistema de armazenagem são os principais temas do evento

Entre os dias 23 e 25 de maio, realizou-se a Semana Acadêmica do curso Tecnólogo em Produção de Grãos do IFFar – Campus Panambi. As tecnologias disponíveis, os diferentes métodos e os custos de implantação de sistemas de irrigação foram abordados pelo palestrante Gustavo de David, Gerente Comercial do Sistema Irriga, no primeiro dia do evento. A noite de 23/05 também contou com o palestrante Cássio Sherer, da Cambaí Sementes, que falou sobre a importância da compra de sementes de qualidade, com tratamento adequado, além da necessidade de realização do correto manejo no momento do plantio.

“Por que remover impurezas da massa de grãos” foi o tema abordado por Diego Buzzatti, que atua na Kepler Weber. Durante sua explanação, o palestrante discorreu sobre os problemas ocasionados nos grãos devido ao excesso de impurezas na armazenagem, assim como os tipos de separação e aplicação de máquinas de limpeza. Já Marina Pozitano, que também atua na Kepler, falou sobre “Silos de armazenagem: problemas e desafios enfrentados”, trazendo exemplos sobre como a armazenagem impacta na manutenção da qualidade do grão, influenciando diretamente o valor de venda do produto. Os problemas de operações (carga e descarga) também foram mencionados. O palestrante Maurício Rosa, da Itaimbé Máquinas, realizou a palestra de encerramento do evento, abordando “As tecnologias para tratores, semeadoras e colhedoras Massey Fergusson – AGCO”.