Página inicial > Últimas Notícias > Projeto investiga intenções de estudantes de continuar os estudos após o Ensino Médio
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 31 de Mai de 2017, 16h54 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Quais são os objetivos dos estudantes prestes a concluir o Ensino Médio em escolas públicas e privadas? Será que eles pensam em fazer faculdade, um curso técnico, ou preferem ingressar no mercado de trabalho?

A partir da vontade de responder a perguntas como essas, um professor e um aluno do Campus Avançado Uruguaiana desenvolvem um projeto de pesquisa que objetiva analisar as intenções de continuação de estudos dos concluintes do EM das escolas do município. Durante as visitas, os pesquisadores também procuram saber qual o conhecimento dos entrevistados sobre o IFFar.

Iniciada em abril do ano passado, a investigação é coordenada por Gustavo Griebler, docente de Informática Geral na unidade, com a participação do aluno Bruno Zimmer Wendt, do curso técnico em Administração (Concomitante).

O projeto, que deve durar até o ano que vem, envolve as etapas: estudo de documentos oficiais da educação brasileira (Censo Escolar, IGC, Enem, CPC, PNE, PME); elaboração de questionário de intenções de continuação de estudos; visita a escolas; aplicação dos questionários; tabulação e análise de dados; comparação dos dados dos dois anos de pesquisa; publicação dos resultados.

Segundo informou o coordenador, o primeiro ano da pesquisa mostrou que:

• Alunos da escola pública regular pretendem ingressar na Unipampa (que possui campus no município) ou realizar um curso técnico e trabalhar;
  • Alunos da escola privada regular pensam em mudar de cidade, fazer cursinho e cursar universidade pública em Porto Alegre, Santa Maria ou Pelotas. Não consideram a ideia de fazer curso técnico;
  • Maioria dos alunos da modalidade EJA já trabalham e buscam alguma outra formação, com destaque para a Unipampa, SENAC, Unopar e/ou IFFar;
  • Alunos ouvem falar do IFFar principalmente por meio de amigos/conhecidos;
  • Em Uruguaiana, a ideia de curso superior está bastante ligada à Unipampa e à Unopar, enquanto a de técnico, ao SENAC;
  • Resultados reforçam a necessidade posicionar o IFFar na comunidade: o que somos, quem somos, o que fazemos e o que queremos;
  • Dos 440 participantes: 39% querem fazer curso técnico, 28% querem cursos na área de saúde, 8% querem cursos na área de Administração e 5,5% querem cursos na área de Informática.

O projeto já foi premiado na Semana da Tecnologia, Educação e Ciência - SEMTEC 2016, realizada em São Borja.

Gustavo_Bruno_Projeto_Pesquisa - Gustavo Griebler.JPG

Aluno e professor do Campus Avançado Uruguaiana desenvolvem o projeto de pesquisa "Análise das intenções de continuação de estudos dos concluintes do ensino médio das escolas de Uruguaiana"