Página inicial > Últimas Notícias > Clube de Realidade Virtual e Aumentada do Campus Alegrete participa de feira do livro
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 24 de Julho de 2017, 15h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 5 de julho, o Clube de Realidade Virtual e Aumentada, projeto de ensino do IFFar - Campus Alegrete que envolve alunos dos cursos técnicos em Informática e superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizou atividades na feira do livro do município.

Sob a organização do professor Daniel Temp, coordenador do eixo Informação e Comunicação, e do professor Marcos Konzen, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os alunos André Montanha e Rudieri Bauer realizaram demonstrações interativas de projetos desenvolvidos no Clube:

• Labirinto 3D: jogo tridimensional criado pelos alunos de ADS Ângelo Vieira, Gian Motta e Rudieri Bauer, como ferramenta de apoio à disciplina de Programação I. Proposta: jogadores precisam encontrar chaves no labirinto e responder às perguntas solicitadas pelo jogo para passar de fase.

• Aplicações imersivas em óculos de realidade virtual: participantes da Feira puderam explorar um labirinto 3D desenvolvido pelos alunos, participar de uma simulação de roda gigante, explorar jogos com controles por movimentos, entre outras atividades.

• Passeio no Campus Alegrete: a partir da modelagem realizada pelo aluno André Montanha, visitantes da feira puderam passear virtualmente pelo campus.

• Realidade Aumentada e Geometria Espacial: para demonstrar o funcionamento da realidade aumentada, o aluno André Montanha também desenvolveu um aplicativo que gera versões tridimensionais de sólidos geométricos na tela do celular.

WhatsApp Image 2017-07-05 at 14.51.41.jpeg

Segundo a professora Jaline Mombach, a proposta do grupo de proporcionar interação com as tecnologias de realidade virtual e aumentada foi bem avaliada pelos participantes da feira. Ela enviou alguns depoimentos dos alunos sobre a exposição das atividades:

"A participação na feira do livro foi de bom proveito, pois adquiri experiência em eventos fora de aula, uma vez que não tinha participado de outros. Foi interessante pelo fato de haver bastante público, porque os projetos chamaram a atenção, como são novidades hoje em dia" - André Montanha, aluno do 1º ano do curso técnico em informática.

"O evento proporcionou a mim muitas oportunidades de interação com o público, ouvir relatos de experiências e ver como o nosso trabalho foi bem aceito pelas pessoas presentes ali foi muito gratificante. Com certeza me ajudará muito durante minha formação acadêmica, além de ser um grande incentivo para continuar o desenvolvimento, pois receber o feedback do público faz com que fiquemos muito felizes com o que construímos e, ao mesmo tempo, nos incentiva a melhorar visto que comentários feitos pelos utilizadores demonstraram aspectos a serem incrementados. Avalio minha participação como uma experiência muito gratificante e essencial para conseguir evoluir dentro da área em que estamos estudando e para me preparar para o que está por vir" - Rudieri Bauer, aluno do 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Clube de Realidade Virtual e Aumentada é coordenado pelos professores Bernardo Henz, Daniele Fernandes e Silva, Jaline Mombach e Edison Jhonatan Moura, do curso técnico em Informática e superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Alegrete.

Com informações e fotos enviadas pela professora Jaline Mombach

WhatsApp Image 2017-07-05 at 14.51.42.jpeg