Página inicial > Últimas Notícias > Tempo Comunicando: uma proposta ambiental com o uso da mídia no Campus Jaguari
Notícias IF Farroupilha

Tempo Comunicando: uma proposta ambiental com o uso da mídia no Campus Jaguari

Publicado em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 11h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 10 de agosto, estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado apresentaram o tempo comunidade sobre a temática Intervenção prática ilustrativa com o uso da mídia: uma análise da relação sustentável com o meio ambiente.

O Tempo Comunidade consiste em um dos momentos da metodologia de ensino da Pedagogia da Alternância, composta essencialmente pelo tempo escola e o tempo comunidade. No tempo comunidade, estudantes recebem uma proposta que esteja vinculada aos seus conteúdos escolares e que possa ser relacionada a suas práticas diárias, como um espaço de ensino/ aprendizagem em que relações entre o aprendido e o vivido se tocam.

Os estudantes tinham como proposta, por meio das disciplinas de Gestão Ambiental (Profª Marielle Medeiros), Biologia (Profª. Marina de Magalhães), Química (Profª Juliana Limana) e Língua Portuguesa (Profº. Lucas M. Flores), a elaboração de vídeos que mostrassem a poluição ambiental e a disposição inadequada dos resíduos sólidos nas suas comunidades.

A proposta apresentada pelos alunos foi denominada Tempo Comunicando por estimular os alunos a apresentarem uma pesquisa sobre o meio ambiente nas comunidades a partir da linguagem audiovisual, com a produção de vídeos. Além disso, os alunos apresentaram seus trabalhos para outra turma, abrindo espaço para "comunicar", refletir e discutir sobre a temática.

"Em parceria com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado, o Tempo Comunicando consistiu em um importante espaço de reflexão sobre a degradação ambiental que ocorre nos municípios onde os estudantes residem: Jaguari, Santiago, São Francisco de Assis, Bossoroca, Nova Esperança do Sul, entre outros", afirma o professor Lucas Flores.