Página inicial > Últimas Notícias > Municípios sinalizam continuidade na parceria para os Cursos EAD do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Municípios sinalizam continuidade na parceria para os Cursos EAD do IFFar

Publicado em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Prefeituras de municípios onde o IF Farroupilha possui polo de Educação a Distância vêm realizando reuniões na Reitoria para tratar da continuidade das parcerias para ofertas de cursos.

Reunião EAD Toropi

Foto: reunião com representates do município de Toropi no dia 25 de setembro

A oferta de cursos a distância do IF Farroupilha se dá através do sistema Rede e-Tec Brasil que prevê parcerias entre os municípios e as instituições de educação. Estes municípios vêm manifestando preocupação em relação à continuidade dos cursos e planejando a ampliação da oferta de novos cursos em seus espaços de atuação.

Esta intenção está sendo, constantemente, materializada a partir da mobilização das comunidades via consultas públicas como, por exemplo, o Registro de Interesse em Cursos EAD e pelos inúmeros ofícios recebidos para continuidade dos cursos na modalidade EAD do IFFar.

De acordo com a diretora de Educação a Distância do IF Farroupilha, professora Carla Costa, em 2017 houve uma pactuação restrita de vagas pelo programa Rede e-Tec Brasil . Com isso, muitos municípios foram desvinculados, temporariamente, do processo junto à EAD do IFFar .

Neste contexto, nos últimos dias, o IFFar recebeu uma intensa agenda de representantes municipais no intuito de manter a parceria com o Instituto Federal Farroupilha, parceria esta já celebrada pelos Termos de Cooperação para oferta de cursos pela Rede e-Tec Brasil.

Gestores municipais pautam importância do IFFar no desenvolvimento regional

Durante as reuniões realizadas entre as prefeituras e o IFFar, os gestores municipais demonstraram confiança nos cursos EAD oferecidos pelo IF Farroupilha e defenderam estas ofertas como pré-requisito para o desenvolvimento regional.

Os cursos oferecidos pelo IF Farroupilha permitem que pessoas de cidades afastadas dos grandes centros se qualifiquem e desenvolvam novas habilidades para o trabalho. Além da formação para o mercado de trabalho, a educação oferecida pelo IFFar pauta-se pela formação de cidadãos com espírito crítico.

Os gestores Municipais foram recebidos pelo diretor de Implantação de Novas Unidades do IFFar, professor Carlos Eugênio Balsemão, no ato representando a reitora, e pela professora Carla Costa.

Confira a agenda de reuniões realizadas na Reitoria do IF Farroupilha:

• 22/09 - Reunião com representantes do município de Nova Palma. Estiveram presentes a diretora da escola onde se localiza o polo EAD do IFFar, Cirlei Paulina Uliana Barbieri; a secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Lazer, Inês Casarotto, e a coordenadora Pedagógica da Secrearia, Ivete Streck Saci.
  • 25/09 - Reunião com representantes do município de Toropi. Estiveram presentes a Diretora da escola onde está sediado o polo EAD do IFFar, Elaine de Oliveira Moreira; a ex-coordenadora de polo, Mara Elena Beike Mussoline, e o vice-prefeito, Sidinei Marques.
  • 25/09 – Reunião com representantes do município de Pinhal Grande. Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Turismo e Lazer, Paula Lucion Garlete, e o prefeito Municipal, Luiz Antonio Burin.
  • 25/09 – Reunião com representantes do município de Giruá. Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Turismo e Lazer, Elisenara Demeneghi Ternes, a supervisora Pedagógica da Secretaria, Jani Maria Lamb München e o prefeito Municipal, Ruben Weiner.
  • 02/10 – Reunião com representantes do polo de Restinga Seca. Estiveram presentes o tutor Marcelo Peixoto Marques e o Coordenador do Polo de Restinga Seca Darlan Bittencourt.

Rede e-Tec Brasil - o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito  Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.

Secom