Página inicial > Últimas Notícias > IFFar cria núcleos para promover arte e cultura
Notícias IF Farroupilha

IFFar cria núcleos para promover arte e cultura

Publicado em Terça, 14 de Novembro de 2017, 15h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha aprovou a criação dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) através de instrução normativa no mês de outubro. Diversos campi já constituíram seus núcleos locais, que têm a finalidade de promover a arte e a cultura no IFFar.

Anexos:

nacsdestaque1

Foto: aluna do IFFar toca violino durante a V Mostra Cultural, no campus Santa Rosa

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2017, estão entre os objetivos dos Núcleos de Arte e Cultura do IF Farroupilha promover a diversidade das expressões culturais existentes nos campi e nas comunidades de atuação, regulamentar os Centros de Memória nos campi da Instituição e a Mostra Cultural Institucional e incentivar a participação de alunos e servidores em atividades artístico-culturais, contribuindo para a redução da evasão escolar.

Os Centros de Memória do IFFar serão espaços de preservação, divulgação, ensino, pesquisa e extensão que contemplem a memória e a produção do conhecimento da educação tecnológica. Têm as seguintes finalidades: promover o levantamento histórico do IFFar, preservar a memória, promover a formação do acervo permanente da memória do Instituto, entre outros.

O NAC será constituído pelo NAC Institucional e pelos Núcleos Locais em todos os campi. As portarias de constituição do Núcleo já foram emitidas nos campi Frederico Westphalen, Jaguari, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto e São Borja.

Ações dos NACs baseiam-se na Política de Arte e Cultura do IFFar

O Núcleo de Arte e Cultura do IFFar é um órgão de apoio responsável por desenvolver e executar a Política de Arte e Cultura do IFFar (Resolução nº 054/2016, disponível nos anexos desta notícia), baseada em princípios tais como liberdade de expressão, diversidade cultural, respeito aos direitos humanos e direito de todos à arte e à cultura, entre outros.

Entre os objetivos da Política estão proporcionar o acesso à arte e à cultura às comunidades acadêmicas da Instituição e regiões ao entorno e estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional.

A Política também estabelece que é atribuição do IFFar fomentar a cultura de forma ampla, por meio da promoção e difusão, da realização de programas, de editais para o estímulo a projetos e processos culturais, da concessão de apoio financeiro, entre outros incentivos.

Edição de 2017 foi a maior Mostra Cultural do IFFar

O IFFar realizou a 5ª edição da Mostra Cultural no mês de agosto deste ano, no Campus Santa Rosa. Com a participação de 200 estudantes de diversas unidades da instituição, foi a maior já realizada.

Os alunos concorreram nas seguintes modalidades: performance, vídeo, dança, exposição de artes visuais, teatro e música.

O objetivo da Mostra Cultural do IFFar é promover a articulação entre os estudantes através de atividades artísticas e culturais. O evento é realizado anualmente alternando sua sede entre os campi da instituição.