Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professor do Campus Santo Ângelo constroem mouse adaptável para pessoas com deficiência
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 11h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

“Mouse adaptável: movimentos livres” é um projeto desenvolvido pelos alunos Samuel Hermes Machado, Varlei Machado da Rosa e William da Silva Rosa, sob orientação do professor Vlads Barcelos Godoi, do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Santo Ângelo.

A ideia surgiu como proposta de Prática Profissional Integrada (PPI), a partir da temática “tecnologias assistivas na sala de aula e no ambiente familiar” discutida em sala de aula.

Assim, com o objetivo de construir uma tecnologia que pudesse ser útil a órgãos, instituições e entidades que atendem pessoas com deficiência, contribuindo para minimizar dificuldades motoras na interação com equipamentos de informática, estudantes e professor criaram um mouse especial.

“Nosso projeto consiste em um mouse adaptado. Foi produzido para pessoas com deficiências múltiplas; no nosso caso, para uma pessoa que não tem movimento nas mãos”, explica Samuel, responsável por apresentar o projeto na Mostra de Inovação da VIII MEPT. Isso por que a situação específica de um entrevistado, aluno do IFFar, serviu como base para o desenvolvimento e testes com o equipamento.

“Como ele não tinha movimento nos dedos, foi desenvolvido um protótipo que permite o uso apenas com a força do pulso”, continuou o estudante. Dessa forma, o mouse foi projetado para atender o maior número possível de usuários.