Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa "Territórios Negros na Fronteira Oeste" envolve os campi São Borja e avançado de Uruguaiana
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 10h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal Farroupilha desenvolve, desde o início de 2017, a pesquisa “Territórios Negros na Fronteira Oeste: mapeamento dos municípios de São Borja e Uruguaiana”. Coordenado pela professora Priscyla Hammerl, o projeto conta com três alunas bolsistas PIBIC e uma bolsista Fapergs, além de servidores colaboradores do IFFar e de instituições parceiras, como a Unipampa.

Uma visita técnica a Uruguaiana marcou o encerramento das atividades deste ano do grupo. No Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, servidores e alunos visitaram o Quilombo Rincão dos Fernandes, a Casa do Pai Preto e a nova sala do Movimento Negro do município.

Durante a manhã, foram realizadas entrevistas com a presidente da associação quilombola Rincão dos Fernandes (certificado pela Fundação Palmares), Vanda Fernandes, e sua mãe, Dona Maria, moradora mais antiga do quilombo. Além disso, os participantes do projeto tiveram a oportunidade de degustar produtos feitos pela comunidade, no café da manhã, e uma típica feijoada, no almoço.

À tarde foram realizadas mais visitas. No terreiro, dona Lourdes, chefe espiritual da casa, respondeu questionamentos dos alunos. Já o presidente do clube negro SBU, Paulo Espíndola, falou sobre a importância da manutenção dessas entidades. Por fim, o grupo foi convidado a participar da inauguração da sala do Movimento Negro de Uruguaiana.

Com informações e fotos enviadas pelo Campus São Borja