Página inicial > Últimas Notícias > Processo para escolha de reitor e diretores gerais foi deflagrado nesta manhã
Notícias IF Farroupilha

Processo para escolha de reitor e diretores gerais foi deflagrado nesta manhã

Publicado em Terça, 03 de Mai de 2016, 10h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Processo de Consulta para reitor(a) e diretor(a) geral de 8 campi do IF Farroupilha foi deflagrado hoje durante reunião do Consup. A partir de agora, as eleições têm até 90 dias para serem homologadas.

Nesta manhã foi realizada, por videoconferência, a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior do Instituto Federal Farroupilha. A primeira pauta foi a deflagração do Processo de Consulta para os cargos de Reitor(a) do e Diretor(a) Geral dos campi Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul - mandatos 2017-2020. A reitora do Instituto, Carla Comerlato Jardim, explicou que os atuais mandatos dela e os dos diretores e diretoras gerais desses campi terminam no dia 30 de outubro. Levando em conta essa data, o IF Farroupilha precisa encaminhar ao Ministério da Educação a homologação das eleições até o início de agosto.

A segunda pauta foi a aprovação do regulamento do processo, que foi apresentado pelo Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gustavo Lotici Hennig. Ele destacou que a proposta de regulamento toma por base a Lei 11.892/2008 (especialmente os artigos 11, 12 e 13) e o Decreto 6.986/2009, que traz orientações para o processo de escolha dos dirigentes nos Ifs e determina que é competência do Consup a deflagração do processo.

Os Conselheiros participantes tiraram dúvidas e sugeriram alterações no texto do documento, as quais foram listadas e votadas durante a reunião. O texto será ajustado e deverá ser divulgado em breve, assim como o cronograma dos processos eleitorais.

Saiba mais sobre o Processo

Segundo o regulamento, os processos de consulta para escolha serão conduzidos pela Comissão Eleitoral Central e pelas Comissões Eleitorais Locais, instituídas especificamente para este fim, em processo disciplinado e coordenando pelo Conselho Superior.

Caberá à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, com a colaboração das Diretorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDIs), a coordenação do processo de escolha dos membros das Comissões Eleitorais Locais, formadas por três servidores docentes, três TAEs e três discentes, com no mínimo 16 anos completos, além de seus respectivos suplentes. Já a Comissão Central será constituída por como representantes e respectivos suplentes das Comissões Locais, em mesma quantidade que esta.

O edital de chamamento para assembleia para escolha dos membros das Comissões Locais será publicado ainda nesta semana.