Página inicial > Últimas Notícias > IFFar oferta Curso Técnico em Energias Renováveis em Santiago
Notícias IF Farroupilha

IFFar oferta Curso Técnico em Energias Renováveis em Santiago

Publicado em Quarta, 07 de Março de 2018, 16h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última segunda-feira (5), teve início a primeira aula do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, ofertado no IFFar - Centro de Referência de Santiago. É o primeiro Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto no município.

P 20180305 195039 vHDR On

Os Centros de Referência são unidades do IFFar vinculadas à Reitoria ou aos campi para o desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, em parceria com as prefeituras municipais. Estas unidades podem ser vistas como o primeiro passo no processo de expansão da Rede Federal e interiorização do ensino. Por esta razão, normalmente são oferecidos cursos técnicos mais rápidos, como aqueles ligados ao Pronatec, ou na modalidade de Educação a Distância.

O Técnico em Sistemas de Energia Renovável ofertado no Centro de Referência de Santiago é um curso presencial subsequente ao Ensino Médio. Ou seja, pode cursar apenas quem já tem o Ensino Médio completo. Além disso, o curso tem duração de dois anos.

Esse curso tornou-se possível devido à parceria entre e Prefeitura Municipal de Santiago e o Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, ao qual o Centro de Referência de Santiago é vinculado. Conforme o Diretor Geral do campus Jaguari, professor Carlos Roberto Devincenzi Socal, essa parceria trará muitos benefícios para a comunidade, uma vez que os cursos são inteiramente gratuitos, com novas ofertas para 2019. A procura para essa primeira turma teve 57 inscritos, para 35 vagas.

Estavam presentes na aula de abertura os professores Carlos Socal, Ícaro Iglesias e a professora Marlova Giuliani Garcia, além dos professores Fernando Funghetto Sagrilo, Marco Antonio da Costa Malheiros e Vinícius Nizoli Becker.

O IFFar - Centro de Referência de Santiago está localizado na BR 287, Km 387 - S/N, Bairro São Jorge.

Sobre o Curso

O Técnico em Sistemas de Energia Renovável é um curso presencial, com duração de dois anos, destinado a quem já concluiu o ensino médio. As aulas são ofertadas no período noturno.

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados a executar o projeto, a instalação e a manutenção de sistemas de energia renovável domiciliares e comerciais. Ao final do curso, o profissional será capaz de, entre outras coisas: selecionar e instalar um sistema de energia renovável que melhor se adapte a cada edificação, analisar as necessidades de substituição ou de atualização tecnológica de equipamentos, analisar os impactos econômicos, sociais, políticos e ambientais da atividade, entre outros. Saiba mais sobre o curso neste link.